EnglishEspañolPortuguês

Cães e gatos precisam de muita água e sombra no verão

27 de janeiro de 2016
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Bigstock.
Foto: Bigstock.

Os animais sofrem com as altas temperaturas da mesma forma que os humanos, por isso é importante ficar atento aos sinais dados por cães e gatos, especialmente os filhotes, de que estão incomodados com o calor.

O principal deles é ficar ofegante, pois é assim que ocorrem as trocas de calor com o ambiente. Mas nada de se preocupar com a linguinha de fora, pois é normal eles ficarem com ela de fora por mais tempo. “Nesse caso, o ideal é deixar o pote de água sempre perto e fazer a troca pelo menos pela manhã e à noite, além de lavar bem”, explica Rodrigo Augusto de Araújo, médico veterinário.

Eles também ficam inquietos, procurando um lugar mais fresco da casa, como azulejo da cozinha ou a sombra da varanda. O mesmo acontece com os gatos, que dificilmente ficam ofegantes e também bebem mais água. Apesar do calor, não é necessário aumentar a frequência de banho. Uma vez por semana é o ideal.

Alimentação

A ingestão de ração também diminui, mas nada que os tutores precisem se preocupar. “O cão vai comer menos porque no verão não tem tanta necessidade calórica quanto no inverno”, pontua Rodrigo. A oferta de comida pode acontecer em horários mais frescos do dia. Outra sugestão é oferecer frutas frescas, caso seu animalzinho aceite bem. Já com relação a hidratação, fique sempre bem atento. Espalhe vários potes de água pela casa e jardim e troque durante o dia. Se estiver muito calor, coloque pedras de gelo em alguns recipientes. Na praia ofereça água de coco fresca.

Fonte: Gazeta do Povo

Você viu?

Ir para o topo