EnglishEspañolPortuguês

Praia ganha cruzes em protesto contra morte de arraias no ES

26 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Cruzes foram fincadas na areia da Praia de Camburi (Foto: Sandro Firmino/ Arquivo Pessoal)
Cruzes foram fincadas na areia da Praia de Camburi (Foto: Sandro Firmino/ Arquivo Pessoal)

A praia de Camburi, em Vitória, ganhou um cenário de luto pela morte das 68 arraias que foram descartadas na areia nesta semana. Nesse sábado (25), ambientalistas do Instituto Canal e participantes do Coletivo Ambiental da cidade instalaram 39 cruzes em homenagem aos animais.
A intervenção permanecerá na Praia de Camburi por 15 dias e depois será retirada por seus autores. De acordo com o diretor do Instituto Canal, Thiago Ferrari, a intenção é chamar a atenção do público para questões ambientais como a morte das arraias.
“É um ato para a gente demonstrar que é preciso ser sensível a essas atitudes. Queremos dar dignidade aos animais, e queremos fazer com que a população leve isso a sério. Essas arraias não morreram em vão”, disse Ferrari.
O ato simbólico também representa uma baleia jubarte que morreu no mesmo local, no ano passado. Os ambientalistas acreditam que ela tenha sido vítima da má qualidade da água, devido à poluição existente nessa área do oceano.
De acordo com Sandro Firmino, que também é diretor do instituto, o prejuízo causado no meio ambiente é maior do que se pode ver.
“O prejuízo é geral, ele não impacta só a comunidade como um todo. Isso com certeza desequilibra todo um ecossistema. Por isso, nós já estamos pensando em desenvolver um trabalho com pescadores, que são os principais autores desses crimes”, falou Firmino.
De acordo com o ambientalista o principal argumento para combater esses tipos de crime, é a necessidade da preservação das espécies para o próprio ecossistema, e para as gerações futuras.
“Se hoje ele está vendo esse animal, amanhã o filho ou neto dele não verá mais. Então, não é só ele pensar no ato instintivo de matar o animal, mas também pensar na geração futura, de pensar no planeta como um todo”, contou Firmino.
Socorro
Os ambientalistas informam que pessoas que encontrarem animais na areia de praias, devem ligar à Polícia Ambiental, através do número 156, e também ao Ibama.
Informações sobre redes de pesca, que são proibidas na baía de Vitória e em outros municípios,também devem ser denunciadas a esses dois órgãos.
Morte das arraias
Na manhã de terça-feira (21), dezenas de arraias foram encontradas mortas na areia Praia de Camburi, em Vitória.
Uma análise apontou para a presença de marcas de rede de pesca nas carcaças dos animais recolhidos. A informação foi divulgada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), nesta quinta-feira (23).
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo