EnglishEspañolPortuguês

Negócios com primatas

25 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação
Divulgação

Durante o debate nos Estados Unidos pelo destino de centenas de chimpanzés que o NIH (Instituto de Saúde Norte-Americano) anunciou que estava aposentando – eles encontram-se espalhados por mais de uma dezena de centros de tortura médica -, a Faculdade de Veterinária da Universidade do Texas, em Bastrop, lançou a ideia de ser classificada ela mesma como um ‘Santuário”, pois tinha dezenas de chimpanzés que já não usava e os mantinha vivos.

Por que esta Faculdade que durante anos torturou chimpanzés inoculando-os com toda uma série de doenças e produtos químicos quer ser benemérita com todos aqueles inocentes torturados anos a fio?

No Capitalismo tudo se resume ao custo/ benefício. Quando estivemos na Faculdade, mais de 10 anos atrás, estavam construindo alguns domos de aço que eram grandes gaiolas, para manter os chimpanzés em segurança e pensando em muitos anos na frente. Talvez eles já enxergavam o que poderia acontecer. Os chimpanzés seriam aposentados, não seriam mais úteis para a pesquisa biomédica e no lugar de sacrificá-los, como se fazia 50 anos atrás, o negócio era mantê-los vivos, ao custo menor possível, para seguir usufruindo a diária que o NIH pagava pelos chimpanzés de propriedade do Governo, que eram mantidos em mãos privadas.

Consideremos que a diária que o NIH paga os ex-centros de tortura é de mais de 50 dólares por dia; em um ano cada chimpanzé mantido vivo gerou mais de 20.000 dólares de custo para o Governo. O ex-centro de tortura, como essa Faculdade de Veterinária, não gasta mais de 10 a 15 dólares em alimentação e cuidados para manter cada primata. O que sobra é puro lucro.

Após fazer estes cálculos simples e multiplicá-los pelas centenas de chimpanzés nesta situação, se entende porque o NIH não se interessa em expandir o Santuário de Chimp Haven, alegando que não tem dinheiro, e prefere continuar sustentando os chimpanzés supostamente aposentados nas instalações atuais, convertendo-as em suas prisões por toda a vida.

O NIH não tem dinheiro para construir um Santuário, mas tem dinheiro para pagar diárias polpudas aos ex-torturadores de chimpanzés, que continuarão explorando a existência daqueles inocentes após fazê-los sofrer toda uma vida.

A caixa preta do NIH deve ser investigada pelos órgãos de controle Norte-Americano, porque milhões de dólares que fariam a felicidade de centenas de chimpanzés são dilapidados entre humanos de espírito mesquinho, que têm convertido a pesquisa biomédica com primatas num excelente negócio para todos os envolvidos.

Você viu?

Ir para o topo