EnglishEspañolPortuguês

Filhote de gato-do-mato é resgatado de incêndio em Mogi das Cruzes

16 de junho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

gatinho_2

Um filhote de gato-do-mato foi resgatado de um incêndio na região da Serra do Itapeti, em Mogi das Cruzes neste domingo (14). De acordo com o médico veterinário Jefferson Renan Araújo Leite, o animal deve ter, no máximo, 40 dias de vida. Ainda segundo Araújo, a espécie está em situação vulnerável no Estado de São Paulo.
“Ele está bem e se alimentanto com um leite substituto [um leite veterinário para gatos]. Vamos, em breve, tentar dar carne moída também. Ele chegou um pouquinho assustado, mas agora está mais calmo. Nos próximos dias vamos encaminhá-lo à Polícia Ambiental”, detalhou o veterinário.
De acordo com ele, o filhote recebe os cuidados em sua clínica. O gato foi resgatado pelos bombeiros durante um incêndio na área da Serra do Itapety, nas imediações do bairro Jardim Piatã, “Estávamos combatendo um incêndio, eu o cabo Eli e o cabo Laurindo, quando alguns moradores nos avisaram sobre a presença do animal. Fomos até lá e o resgatamos. Ele estava acuado”, explica o cabo Vagner Barbosa.
De lá, o filhote foi levado para uma clínica veterinária. De acordo com o médico Jefferson Renan Araújo Leite, os bombeiros o informaram sobre o animal por volta das 18h30 de domingo. “Eles [bombeiros] me disseram que havia um outro filhote no local, mas ele fugiu. Esse é um macho. Geralmente, em caso de incêndio, a mãe protege os filhotes os levando para áreas mais seguras”, detalha.
Ainda de acordo com Araújo, estes animais silvestres estão em situação de vulnerabilidade. “Eles sofrem uma pressão por causa de vários fatores. A expansão imobiliária é um deles. Estes animais ficam com pouco espaço para caça, por exemplo”, finaliza.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo