EnglishEspañolPortuguês

Porcos são capturados e mortos em festival no Vietnã

14 de fevereiro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Por Alex Avancini (da Redação)

vietnã
Medidas tentam dificultar a ação de grupos de direitos animais no Vietnã – Foto: Animals Asia

Após denúncias realizadas pela ONG Animals Asia envolvendo casos de crueldade em um festival de uma pequena aldeia na província de Bac Ninh, no Vietnã, o departamento de cultura, esportes e turismo local propôs a alteração do nome e a limitação no número de pessoas que testemunham o evento. A atitude é uma tentativa de dificultar as ações do grupo que luta para proibir a morte dos animais.

O Pig Slaughter Festival é um ritual cultural que atrai milhares de moradores e visitantes – incluindo crianças – e é realizado anualmente no sexto dia do primeiro mês do ano lunar em Nem Thuong Village. Porcos são capturados ao redor da aldeia e depois mortos na frente dos espectadores como um sacrifício a Deus.

Moradores acreditam que o contato do dinheiro com o sangue do porco traz sorte para o ano novo.

A nova proposta sugere a alteração do nome do festival para “Oferta do Porco” em vez de “Chacina do Porco” como é chamado atualmente, bem como limitar a participação pública no momento em que o animal é assassinado. Tudo isso para que não haja documentação do sacrifício. A morte, que atualmente é testemunhada por milhares de pessoas, seria em um outro local sem o acesso da população. A medida também estabelece que o público não molhe o dinheiro no sangue do porco.

O festival é um massacre público e lento de suínos vivos. Segundo as investigações da Animals Asia, na parte da manhã os animais aterrorizados são violentamente trancados em gaiolas minúsculas e desfilam ao redor da aldeia, sendo submetidos ao estresse de buzinas e tambores.

Quando os porcos chegam ao seu destino, cordas são amarradas em seus cascos e eles têm suas gargantas cortadas e cabeças decepadas em público.

A organização pede imediatamente o fim do evento na cidade às autoridades vietnamitas. “É um crime bárbaro e medieval, de uma violência gritante, incompatível com um país vibrante, moderno e economicamente bem-sucedido como o Vietnã”, comenta a ONG em sua página oficial.

Assine a petição e exija o fim do evento neste link.

Você viu?

Ir para o topo