EnglishEspañolPortuguês

Câmera registra onça-pintada em estação ecológica do DF

15 de outubro de 2014
1 min. de leitura
A-
A+

onça

Imagens captadas pelo Instituto Brasília Ambiental mostram uma onça-pintada dentro da Estação Ecológica de Águas Emendadas, em Planaltina, na última quinta-feira (9). De acordo com o órgão, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, havia mais de 30 anos que um exemplar da espécie não era visto no Distrito Federal. As câmeras também registraram a presença de uma suçuarana.

As imagens são resultado de um projeto de monitoramento de médios e grandes mamíferos que o Ibram desenvolve desde o início de setembro. Há quatro armadilhas fotográficas, instaladas em diferentes pontos da estação. O local, que fica a 50 quilômetros do Plano Piloto, tem uma área de aproximadamente 10 mil hectares e não recebe visitas.

De acordo com o instituto, a notícia trouxe “muita satisfação” à equipe. “Além da divulgação acadêmica da informação junto a uma revista cientifica especializada, em razão de sua importância para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e conservação, o objetivo do instituto agora é reunir parceiros de outras instituições para que medidas preventivas sejam adotadas a fim de garantir a preservação da espécie no local.” Dados da instituição apontam que, em menos de um ano, duas suçuaranas foram atropeladas no entorno da estação.

O órgão também disse ter expectativa de instalar outras seis armadilhas fotográficas na estação. Assim, afirmou em nota, será possível identificar se há somente uma onça-pintada frequentando a unidade ou se há outros membros da espécie.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo