Cobaias virtuais podem acabar com a exploração de animais para estudos anatômicos

           
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quem não queria cursar Biologia ou Veterinária por questões éticas, como a exploração de animais para estudos, podem mudar de ideia. Talvez ainda não exista alternativa definitiva para substituir animais em testes de remédios e tratamentos contra doenças graves. Mas já existe uma alternativa para desenvolver estudos de anatomia comparada em paz com a consciência.

A Biosphera, uma empresa especialista em animações e softwares, utiliza o melhor da computação gráfica e torna o acesso a conteúdo técnico e científico fácil e agradável. Os desenvolvedores do projeto esperam ajudar estudantes a aprender sobre a anatomia animal sem precisar matar nenhum animal para isso.

O idealizador da “cobaia virtual” é o biólogo Victor Skrabe, que já trabalha a 12 anos neste projeto e desde então vem criando modelos animais, inclusive humanos, usando computação gráfica para apontar os sistemas circulatório, digestório e muscular e ainda estudar os ossos separadamente ou sobrepostos.

Hoje, já existem softwares para cães, cavalos, aves, ratos e sapos. Até uma versão com a anatomia humana foi desenvolvida. A cobaia virtual já está sendo utilizada por diversas universidades brasileiras e estrangeiras.

Fonte: Diário de Biologia

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo