EnglishEspañolPortuguês

Filhote de gavião-real é resgatado por populares em estrada de Rondônia

6 de junho de 2014
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Suzi Rocha/G1
Foto: Suzi Rocha/G1

Um filhote de harpia – também conhecida como gavião-real, considerada a maior águia das Américas e que está em extinção – foi resgatada por populares e encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Porto Velho, pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Um filhote de jaguatirica também foi resgatado às margens do Rio Madeira por populares. O espaço abriga, provisoriamente, 80 animais silvestres, dos quais 76 foram resgatados pelo Ibama, por meio de entregas voluntárias, apreensões por tráfico ou denúncias de criadouros ilegais.

O gavião real é, também, a ave mais forte do mundo e está em extinção, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Suas garras medem até sete centímetros, sendo que a ponta de uma asa a outra, quando aberta, pode chegar até dois metros. Na fase adulta (atingida aos cinco anos) o animal pode pesar até oito quilos. “É um pássaro que costuma construir seus ninhos em árvores muito altas, e criam um filhote a cada três anos. O primeiro voo acontece por volta dos seis meses de idade, podendo viver aproximadamente 40 anos”, afirma o biólogo Alex Rodrigues.

O gavião-real tem cerca de dois meses de idade, pesa três quilos e meio e foi encontrado na Estrada Parque, que dá acesso ao município de Guajará-Mirim (RO) e está no Cetas há cinco dias. Uma possível reintrodução do animal em seu meio natural está sendo viabilizada através do Programa de Conservação do Gavião-Real, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Fonte: G1

 

Você viu?

Ir para o topo