EnglishEspañolPortuguês

Workshop sobre defesa de lince-ibérico e abutre-preto acontece em São Brás de Alportel, Portugal

8 de março de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

São Brás de Alportel vai ser palco do Workshop LIFE – Em defesa do Lince-ibérico e do Abutre-preto, no dia 14 de março, visando alertar a população para o perigo de extinção, no país, das duas espécies.

Apesar de terem aspecto e hábitos muito distintos, estas duas espécies têm bastante em comum, como o fato de serem características de habitats mediterrânicos, nomeadamente bosques de sobro e azinho e matagais densos.

Os fatores que levaram à sua diminuição são igualmente semelhantes, devendo-se sobretudo à destruição dos seus habitats e à diminuição drástica do alimento disponível, devido à escassez do coelho-bravo (principal presa do lince-ibérico) e às medidas sanitárias que obrigam à recolha de cadáveres de gado do campo (importante recurso alimentar para o abutre-preto).

Foi neste contexto que, em janeiro de 2010, se deu início ao projeto “LIFE – Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto no Sudeste de Portugal” (ou LIFE – Habitat Lince Abutre), que visa contribuir para a melhoria das condições de sobrevivência, alimentação e reprodução destas espécies no sudeste de Portugal, mais especificamente nas áreas da Rede Natura 2000 das regiões de Mourão, Moura e Barrancos, do Vale do Guadiana e da Serra do Caldeirão.

Para dar resposta a este objetivo, o LIFE Habitat Lince Abutre tem vindo a implementar um conjunto de medidas no terreno, nomeadamente: a conservação e recuperação da paisagem mediterrânica, mediante a colaboração com proprietários e gestores locais, o aumento da disponibilidade de alimento com o fomento das populações de coelho-bravo e a implementação de uma rede de campos de alimentação dirigidos ao abutre-preto, a promoção do estabelecimento das suas populações, com a construção de tocas e ninhos artificiais, para o lince-ibérico e para o abutre-preto respetivamente, e a sensibilização e envolvimento da sociedade civil na conservação da natureza.

Na Serra do Caldeirão, o município de São Brás de Alportel tem sido um dos mais envolvidos ao nível da sensibilização, com a dinamização de sessões de esclarecimento dirigidas à população e agentes locais, como caçadores ou agricultores, a exibição da exposição da banda desenhada «Lince-ibérico: sua história em Portugal» e a promoção de ações de educação ambiental nas escolas EB 2.3 Bernardo Passo e Escola Secundária José Belchior Viegas.

“As sinergias estabelecidas com a associação de desenvolvimento local In LOCO e a junta de freguesia de São Brás de Alportel têm sido fundamentais para o sucesso alcançado”, assinala a autarquia.

No seguimento destes objetivos, São Brás de Alportel volta a receber mais uma iniciativa que visa sensibilizar a população para a importância da preservação destas duas espécies, marcada para 14 de março, pelas 14:00 horas, no auditório da Escola Secundária José Belchior Viegas.

As inscrições podem ser efetuadas pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelo contacto 913942773.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: Diário Online

Você viu?

Ir para o topo