EnglishEspañolPortuguês

Protetores de animais lutam por hospital público veterinário

27 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Consultas, cirurgias, medicações, curativos e exames laboratoriais de qualidade e gratuito para os cães e gatos abandonados. É por esse motivo que foi criado o abaixo assinado que solicita construção de um hospital público veterinário na Região. A meta do grupo é conseguir 10 mil assinaturas para que o documento seja entregue ao presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.

“Nossa Região tem uma grande demanda para o serviço e nas clínicas particulares tudo é caro. Só uma consulta varia entre R$ 70 a $ 100. Já uma pequena cirurgia custa até R$ 3,5 mil. No hospital veterinário seria tudo gratuito”, explicou um dos protetores e voluntários do Lar Amparo aos Animais de Diadema, Luiz Fernando ale. Até o momento, o abaixo- assinado reuniu 1,3 mil assinaturas.

Para a protetora Cleonice Bueno, o hospital veterinário no ABCD é um sonho para qualquer amante dos animais. “Hoje quando resgatamos animais machucados não temos para onde levá-los. Nas clínicas particulares é preciso pagar e nem sempre temos dinheiro”, comentou.

Já a protetora Telma de Cássia Pereira acredita que o equipamento contribuirá para a diminuição da população de animais abandonados. “Muitos deles são abandonados porque adoecem e os tutores não têm como cuidar”, avaliou.
Interessados em participar da petição devem entrar em contato com Vale pelo telefone (11) 9-7172-6248.

A ideia é que a verba para construir e equipar o hospital veterinário venha das sete prefeituras, via Consórcio Intermunicipal. Já para manter equipamento, Vale sugere que sejam usados recursos de emendas de deputados estaduais, federais e doações. “Nossa expectativa é criar algo para a Região igual ao hospital veterinário do Tatuapé”, destacou Vale.

O Hospital Público Veterinário do Tatuapé, na zona Leste da Capital, é o primeiro do País a atender os animais gratuitamente. A unidade, inaugurada em julho desse ano, foi totalmente custeada pela Prefeitura de São Paulo e é administrada pela Anclivepa- SP (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo).

O atendimento é exclusivo para tutores de animais inscritos nos programas sociais da Prefeitura (bolsa família, renda mínima, renda cidadã, entre outros), animais vindos de abrigos e ONGs.

O hospital oferece UTI (Unidade de Terapia Intensiva), internação para até 14 animais, veterinária 24 horas, cirurgias, odontologia e xames como hemogramas, bioquímicos e sorologias, eletrocardiograma, ultrassom e radiografias. Todos os dias é realizada a distribuição de 30 senhas para atendimento.

Com informações de Aciam.

Você viu?

Ir para o topo