EnglishEspañolPortuguês

Vereador exige reconhecimento dos direitos animais na legislação mexicana

21 de dezembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

Foto: EU
Foto: EU

O vereador Germán Zapata denunciou a falta de leis que regulamentem as penas contra o maltrato animal no México e também a falta de regulamentos para a situação dos animais explorados como meios de transportes. As informações são do El Universal.

Zapata afirmou que sente preocupação pela situação atual dos animais em relação à legislação atual e também pediu a execução de obras prioritárias que beneficiem a população animal.

“Uma das grandes responsabilidades que temos é o sétimo objetivo do milênio em matéria ambiental (EPA –Environmental Program Agency), pela primeira vez é incluída a população animal em um plano de desenvolvimento, mas no programa de ordenamento ambiental territorial somente apela da Lei 769 do ano 2002 que só tem dois artículos em matéria de animais usados como veículos”, afirmou o vereador.

Zapata também pediu que incluíssem na Lei 84 de 1989, que se refere a “deveres com os animais”, crueldade animal, exploração de animais vivos em experimentos, sacrifício de animais, transporte de animais, caça e pesca, e as competências e procedimentos das autoridades (prefeitos e inspetores).

“É hora de sair do desonroso primeiro lugar em matéria de crueldade animal que nosso país carrega, é importante que a sensibilização seja parte integral do cidadão”, afirmou. “há varias cidades do país e do mundo em matéria de proteção animal que avançaram muito, mas o primeiro passo foi o reconhecimento dos animais como população, situação que devemos começar trabalhar desde o Distrito até a comunidade”, disse o funcionário.

Você viu?

Ir para o topo