EnglishEspañolPortuguês

Morre cão encontrado com as patas amarradas em saco de lixo em São Paulo

8 de dezembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Estado de saúde do cachorro encontrado no lixo em Cravinhos, SP, era cirítico (Foto: Mauricio Glauco/EPTV)
Estado de saúde do cachorro encontrado no lixo em Cravinhos, SP, era cirítico (Foto: Mauricio Glauco/EPTV)

Morreu na manhã deste sábado (7) o cachorro Formiga, resgatado na última quarta-feira (4) após ser encontrado com as patas amarradas dentro de um saco de lixo em um terreno baldio de Cravinhos (SP). O animal, que estava internado em uma clínica particular do município, sofria de cinomose – doença que ataca o sistema nervoso – e da doença do carrapato, que provoca anemia.

Segundo Laura Damião Gomes, advogada e presidente da Associação Ambientalista Toda Vida, o quadro de saúde do cachorro piorou e ele não resistiu. “Ele estava muito fraco e debilitado”, diz.

A presidente da associação disse ainda que houve complicações na doença do carrapato, a ponto de o animal liberar toxinas pelos poros da pele. “O fato de ele ter ficado muito tempo com as patinhas amarradas também o fez sofrer bastante, pois o inchaço infeccionou as patas”, explica. Formiga foi levado por uma voluntária da ONG e enterrado em um terreno do município.

De acordo com Laura, a Polícia Civil, que instaurou um inquérito a pedido do Ministério Público para apurar as causas de maus-tratos ao animal, deve ouvir um suspeito na próxima segunda-feira (9). A pessoa foi localizada por correspondências de um determinado endereço encontradas no saco de lixo em que o cachorro foi amarrado.

Doente, cão foi abandonado em terreno baldio em Cravinhos (Foto: Maurício Glauco/EPTV)
Doente, cão foi abandonado em terreno baldio em
Cravinhos (Foto: Maurício Glauco/EPTV)

O caso

O cachorro foi encontrado com as patas amarradas dentro de um saco de lixo em um terreno baldio de Cravinhos (SP) na quarta-feira (4). Internado em uma clínica particular com poucas chances de sobreviver, o animal apelidado de “Formiga” pela equipe de veterinários foi diagnosticado com cinomose e com a doença do carrapato. O Ministério Público, que dispõe de correspondências encontradas no mesmo saco em que o cão foi deixado, pediu à Polícia Civil a abertura de um inquérito para apurar a autoria do crime de maus-tratos.

O cão foi recolhido por volta das 7h30 da quarta-feira pela associação de proteção animal “Toda Vida” e por uma veterinária do Centro de Controle de Zoonoses depois que moradores do bairro Trajano Stella fizeram uma denúncia.

Segundo a veterinária Iohanna Silva, a situação em que o animal foi encontrado mostra que ele já vinha sendo vítima de maus-tratos antes de ser abandonado no terreno baldio.

O promotor de Justiça Wanderley Trindade Junior pediu a instauração de um inquérito policial para apurar a autoria do crime. Os maus-tratos, segundo ele, não se limitam ao fato de o animal ter sido amarrado e abandonado. “O fato criminoso não esta só em dispensar o animal no terreno baldio dentro do saco plástico, mas tem um antecedente aí que o animal já vinha sofrendo maus-tratos, uma vez que ele já apresenta várias doenças, fruto desse abandono”, explica.

Trindade Junior também ajuizará uma ação civil pública por danos morais coletivos gerados pelo abandono do cachorro.

Você viu?

Ir para o topo