EnglishEspañolPortuguês

Parque tenta sequestrar preguiças pigmeias ameaçadas em extinção

29 de novembro de 2013
5 min. de leitura
A-
A+

Por Juliana Meirelles (da Redação)

Foto: Care2
Foto: Care2

A menor e mais lenta preguiça do mundo precisa de um pouco de ação rápida em seu nome após uma controvérsia em torno da tentativa do Dallas World Aquarium (DWA) de remover algumas destas criaturas em extinção da natureza para cativeiro.

Em setembro, os funcionários do DWA provocaram indignação internacional após tentarem levar seis das oito preguiças pigmeias de três dedos que foram capturadas da Ilha Escudo de Veraguas, largo da costa do Panamá. Onze foram originalmente capturadas, mas três ficaram tão mal que foram liberadas logo em seguida. As informações são do Care2.

O DWA afirmou que seus planos para pegar preguiças e iniciar um programa de reprodução em cativeiro beneficiaria a espécie e alegou que tinha a papelada adequada para fazê-lo.

No entanto, os defensores dos animais locais e autoridades os impediram fisicamente de sair com as preguiças, que mais tarde foram devolvidas para a ilha e liberadas. Infelizmente, acredita-se que pelo menos duas morreram após serem soltas, como resultado de sua captura, o que levanta sérias preocupações sobre os zoológicos e aquários que fazem mais mal do que bem, tomando espécies ameaçadas de extinção da natureza, em um esforço para “ajudá-las” a sobreviver.

“Dado o pouco que se sabe sobre esta espécie e sua dieta, e muito menos se eles podem sobreviver em cativeiro, é um absurdo que o Dallas World Aquarium procurasse remover uma grande porcentagem da população selvagem para importar aos Estados Unidos”, disse Tara Zuardo, da Procuradoria da Vida Selvagem com o Instituto Bem-Estar Animal (AWI).

A ilha é o único lugar no mundo em que essas preguiças em miniatura vivem, e lá estão agora estimadas em somente 79 indivíduos em estado selvagem. Mesmo que a ilha seja protegida como um refúgio de vida selvagem, preguiças continuam a enfrentar ameaças de perda de árvores de mangue – seu habitat primário e fonte de alimento -, são possíveis vítimas de caça e de um número crescente de visitantes. No ano passado, eles foram nomeados como uma das 100 espécies mais ameaçadas do mundo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) Congresso Mundial de Conservação da Natureza.

Mesmo que eles sejam classificados pela Lista Vermelha da IUCN como Criticamente em Perigo, eles não estão cobertos pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES), porque eles só foram reconhecidos como uma espécie distinta em 2001, que é uma das razões pelas quais foi tão fácil para o DWA obter licenças de exportação e avançar sem uma licença de importação a partir de os EUA.

O DWA sustentou que enviou o seu plano para uma série de ambientalistas e ONGs e recebeu vários comentários sobre ele, mas de acordo com Mongabay o único que respondeu foi a Sociedade Zoológica de Londres (ZSL), que afirmou que “o atual projeto levanta um número de questões e preocupações”.

Os sentimentos de Zuardo foram ecoados por outros conservacionistas que foram surpreendidos pela mudança e o fato de que o DWA faria isso sem um plano de gestão abrangente ou a consulta com especialistas em preguiças.

Mesmo que as intenções do DWA fossem boas, ele não reconheceu como suas ações afetariam a população selvagem destas preguiças e aparentemente nem pensaram se iriam ou não sobreviver em cativeiro. O parque já experimentou taxas de mortalidade significativas (mais de 85%) com preguiças de três dedos importadas, e até recentemente apenas 1 em cada 16 preguiças sobreviveu lá. Segundo os especialistas, nunca ninguém manteve ou procriou com sucesso as preguiças pigmeias criadas em cativeiro.

“Um zoológico moderno e sério nunca deve trazer animais selvagens sem saber estas informações básicas. Como guardião do livro genealógico para preguiças de dois dedos na Europa, posso dizer que por causa da ignorância e falta de experiência de zoológicos, um monte de preguiças pagaram com a vida no passado”, disse o Dr. Jutta Heuer, do Jardim Zoológico de Halle, na Alemanha um dos especialistas em criação de preguiças na Europa.

Dado seu histórico poderíamos pensar que o DWA poderia querer potencialmente ser responsável pela morte de cerca de 10 por cento das últimas preguiças pigmeias remanescentes no universo. Mas essa possibilidade não parou com isso, e outros zoológicos e aquários tentaram coisas semelhantes, apesar da ameaça que remover animais selvagens representa para a sua sobrevivência e como faz mal manter muitas espécies em cativeiro.

Houve alguns zoológicos que iniciaram programas de reprodução em cativeiro, com o objetivo de liberar os animais em estado selvagem, mas na maioria dos casos, estes programas existem apenas para manter populações em cativeiro, de maneira em que os animais possam continuar a serem explorados para o público do zoo não diminuir.

Em um esforço para impedir que isso aconteça novamente, a AWI arquivou uma petição de emergência para listar essas preguiças raras sob o Ato de Espécies em Extinção, o que, pelo menos, traria a necessidade de uma autorização do Serviço Americano de Peixes e Vida Selvagem e revisão pública para qualquer pessoa que tente capturar e importá-las. A AWI também vai continuar a trabalhar com o Panamá, os EUA e outros países membros da CITES para apoiar uma Apêndice I da CITES, que pararia com o comércio internacional.

Outros conservacionistas também estão apelando para uma maior transparência e parcerias para aumentar a conscientização sobre estas preguiças, como protegê-las, como conservar seu habitat e como aplicar regulamentos que foram criados para manter a ilha protegida.

“Se queremos proteger esta grande espécie com sucesso, precisamos trabalhar abertamente juntos. Não devemos aprender sobre um esforço de conservação relativo às preguiças pigmeias no meio da noite, em meio a agitação social”, disse Bryson Voirin, pesquisador associado do Instituto de Pesquisa Tropical do Smithsonian no Panamá, que estuda as preguiças.

Petição

Assine aqui a petição que visa listar a preguiça pigmeias como uma espécie ameaçada em extinção, para cobri-la com medidas de proteção mais seguras.

Você viu?

Ir para o topo