EnglishEspañolPortuguês

Passeio ciclístico alerta para risco de extinção do macaco "sauim"

21 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Espécie ocorre apenas nos arredores de Manaus (Foto: Natalia Lima/Ibama)
Espécie ocorre apenas nos arredores de Manaus (Foto: Natalia Lima/Ibama)

Em comemoração ao Dia do Sauim-de-Coleira, os grupos Pedala Manaus, Guaribike e PAN Sauim-de-Coleira realizarão um passeio ciclístico neste domingo (20), a partir das 8h, pelas ruas da capital. O objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade para a importância da manutenção das áreas verdes para o bem-estar dos animais e da população.

A pedalada vai sair do Bosque da Ciência, na Avenida André Araújo, seguindo pela Avenida das Torres, até no Parque do Mindu, no Parque Dez, onde estão previstas uma série de atividades como distribuição de brindes, exposições fotográficas, apresentações artísticas e demais ações que fazem parte da comemoração do Dia do Sauim e a semana do aniversário de Manaus.

De acordo com os organizadores, a perda de florestas urbanas tem afetado gravemente as populações de animais, especialmente o Sauim-de-Coleira. As ruas, avenidas e estradas acabam se tornando barreiras para a movimentação dos animais, o que vem acarretando a morte por atropelamento de sauins e de várias outras espécies silvestres.

O sauim de coleira é uma espécie da região de Manaus, por isso, também é chamado de sauim de Manaus. A data em homenagem ao sauim – 20 de outubro – foi instituída em 2005. O Sauim-de-Coleira é uma espécia incluída na lista de ameaçados de extinção.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo