Dicas para dar banho em cachorros durante o frio

           

Muitas pessoas acreditam que roupinhas e banho com água quente são mimos desnecessários dos tutores que tratam os animais como pessoas. Durante a estação mais fria do ano, especialistas dizem que os cachorros necessitam de atenção especial e que essa medida é somente o começo de muitos cuidados que devem ser tomados. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas para dar banho no cachorro durante o frio.

O cachorro deve tomar banho em ambiente aquecido no inverno. (Foto: divulgação)
O cachorro deve tomar banho em ambiente aquecido no inverno. (Foto: divulgação)

Durante o inverno, os filhotes e cães idosos são os mais afetados e prejudicados. Os mais velhos sofrem com as dores da artrose, coluna e também as articulações. Além disso, eles sentem mais frio, já que sua pelagem não é mais eficiente e a camada de gordura que protegia do frio não é tão espessa. A musculatura fica atrofiada, o que diminui o metabolismo.

Seque bem o cãozinho com a toalha. (Foto: divulgação)
Seque bem o cãozinho com a toalha. (Foto: divulgação)

A preocupação de como o cão será tratado, a falta de tempo ou até mesmo a necessidade de economizar, pode fazer com que o tutor opte por dar banho no cachorro em casa ao invés de leva-lo para o pet shop. Durante o inverno, os cuidados com o banho devem ser redobrados, já que o animal também sente muito frio.

1. Prepare um ambiente quente: o ideal é dar banho no cachorro dentro de casa quando estiver frio. Ligue um aquecedor no ambiente para que o seu cão não sinta frio. Encha a banheira de água quente e caso for dar banho no quintal, encha procure uma torneira com água aquecida.

2. Lave-o: se você estiver dentro da casa usando uma banheira, coloque o cão antes de passar muito shampoo e esfregar levemente até que as camadas de pelo e pele sejam alcançadas. Tome cuidado para não deixar entrar sabão nos olhos e orelhas. Fique atento para algumas regiões, como no interior das pernas e embaixo do rabo. Enxague o animal o mais rápido que puder para remover o sabão e sujeira.

3.
Seque os pelos do cachorro: depois de enxaguar o cão, tire-o da banheira e seque com uma toalha ou manta de lã. Fique atento quanto a cabeça, peito e pescoço, já que essas áreas são mais sensíveis e podem fazer com que o animal fique doente se ficar molhado no frio. Se o banho foi dado no quintal, enrole-o na toalha e traga para dentro de casa assim que possível.

As roupas podem ajudar a proteger os cachorros no inverno. (Foto: divulgação)
As roupas podem ajudar a proteger os cachorros no inverno. (Foto: divulgação)

4. Roupas: os cães que possuem pelagem fina merecem atenção especial com o uso de roupas, já que sentem mais frio. Uma roupinha de lã pode ser uma excelente escolha. Para os que possuem mais pelo, o ideal é colocar roupas mais finas, pois o próprio pelo já atua como proteção.

Fonte: Mundo das Tribos

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo