EnglishEspañolPortuguês

Ninhos de pássaros joão-de-barro são retirados da rede elétrica em Santa Catarina

13 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Cermoful iniciou esta semana a remoção dos ninhos de pássaros joão-de-barro feitos em postes da rede elétrica nos municípios de abrangência da cooperativa ( Criciúma, Içara, Morro da Fumaça, Urussanga, Cocal do Sul e Pedras Grandes (SC). Foram catalogados mais de mil ninhos ao longo das redes e solicitada a autorização do Ibama para a remoção das “casas” abandonadas.

A medida é necessária, pois, ao se instalarem nos postes os pássaros podem provocar problemas no funcionamento do sistema e ocasionar curtos-circuitos e o desligamento da rede e, em alguns casos, até a morte do pássaro.

De acordo com a engenheira ambiental Flávia Pagnan, entre os meses de junho e agosto não há ovos nem filhotes nos ninhos, não é período de procriação, por isso a retirada dos ninhos nessa época. O trabalho da equipe de colaboradores é orientado pelo departamento de Meio Ambiente da empresa e deve concluir o processo de retirada ainda esta semana. “Caso haja ninhos em construção vamos retirar somente os que não atingiram 50% da estrutura total”, esclarece a engenheira ambiental. Já os ninhos que encontrarem a uma distância (mínimo de 15 centímetros) que garanta a integridade, tanto do ninho quanto da rede, não devem ser manuseados, apenas nos casos em que esteja danificado ou abandonado.

Para fazer a retirada, a Cermoful recebeu autorização do Ibama. “Antes de remover os ninhos, os funcionários são instruídos a observar se não há presença de pássaros, caso contrário, não serão retirados”, salienta o supervisor operacional, Samuel Sartor.

Fonte: Engeplus

Você viu?

Ir para o topo