EnglishEspañolPortuguês

Gatos também doam sangue

6 de agosto de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Para doar, gatos devem ter entre 1 e 8 anos e mais de 4,5 kg (Foto: Divulgação)
bolsa-sangue-gatos
Bolsa desenvolvida pela equipe de pesquisa. (Foto: Divulgação)

A veterinária Karin Botteon adora gatos. Por isso, quando foi decidir um tema de mestrado, ela escolheu o universo felino. E, como queria fazer algo que contribuísse com a evolução da medicina veterinária no Brasil, optou por algo inédito: quatro anos depois, Karin é a responsável pelo primeiro banco de sangue de felinos do País.

“A medicina veterinária evolui rapidamente, como a medicina humana. A busca por serviços especializados cresce a cada dia. Um tutor de um gatinho com câncer, por exemplo, vai procurar um oncologista para tratar o animal, e não será diferente se o gato precisar de uma transfusão. O tutor vai querer um sangue livre de doenças infecciosas e de qualquer risco de contaminação”, diz a veterinária.

Hoje há mais de 21 milhões de gatos no País – um aumento de 16% nos últimos dois anos – mas até hoje não havia um banco de sangue específico para esses animais.

É que tratar gatos é mais complicado do que cachorros. Os bancos de sangue de cães utilizam os mesmos materiais usados para humanos – agulha, bolsa e anticoagulante. Os materiais precisam ser estéreis, o que permite a separação do sangue em hemocomponentes e o estoque em condições adequadas.

Durante os quatro anos em que desenvolveu seu mestrado, Karin pesquisou os materiais necessários e os importou dos Estados Unidos. Mas, com o avançar do projeto, os pesquisadores conseguiram desenvolver versões nacionais a partir dos materiais humanos remanufaturados.

Além disso, os cães doadores normalmente são grandes – têm mais de 27 quilos -, por isso são compatíveis com os materiais de coleta para humanos. E eles conseguem fazer o procedimento quietinhos, sem nenhuma sedação. Com os gatos é diferente: eles precisam ser sedados.

Surgiu o outro problema: encontrar doadores. “A maior dificuldade da implantação foi encontrar tutores dispostos a deixarem seus gatos doar o sangue”, conta Karin. “O gato é uma espécie bastante sensível, não tolera bem a contenção física para coleta como os cães, portanto é necessária a sedação.” Os tutores, preocupados, hesitavam em liberar seus gatos para a doação – e a dificuldade existe até hoje para manter o estoque do banco.

Os gatos têm três tipos sanguíneos: A, B e AB – não há doador universal. Por isso, é necessária a tipagem do sangue ou um teste de compatibilidade antes da transfusão. Gatos saudáveis com mais de 4,5 quilos de peso podem doar. É preciso ter vermífugo e vacinação em dia, ter entre um e oito anos de idade e ser dócil.

Para doar: gatos saudáveis com mais de 4,5 quilos podem ser doadores. É preciso ter vermífugo e vacinação em dia, ter entre um e oito anos de idade e ser dócil. Seu gato é assim? Entre em contato com o Hospital Veterinário: http://www.fmvz.usp.br/hospital-veterinario

Fonte: Galileu

Você viu?

Ir para o topo