EnglishEspañolPortuguês

Estagiando em uma instituição de jejum higienista

26 de julho de 2013
6 min. de leitura
A-
A+

Há mais de 6 anos e meio, o perito e altamente renomado líder crudívoro Dr.Douglas Graham foi uma de minhas maiores inspirações e melhores fontes de informação de como adotar uma dieta crudívora e um estilo de vida saudável.

As recomendações e livros de famosos higienistas, que mudaram minha vida e minha saúde, levaram-me a reverter doenças tidas como incuráveis pelo modelo de saúde comum, motivando-me a estudar mais a fundo sobre o assunto, já tendo lido dezenas e dezenas de livros de especialistas em crudivorismo, veganismo, saúde, medicina e nutrição, desde então.

Meus estudos, durante esses 6 anos, levaram-me a viver totalmente em uma dieta frugívora (frutas, vegetais, sementes e nozes) e dentro do estilo de vida sugerido pela Higiene Natural (um modelo de saúde, como a alopatia, homeopatia, etc. entretanto completamente antagônico a todos os usuais). Com o incrível sucesso obtido através de tais práticas de saúde e com um desejo voraz de obter mais conhecimento, experiência e informação, inscrevi-me no curso/estágio sobre jejum do Dr.Graham, que é oferecido na Costa Rica, perto da mais alta montanha daquele país chamada de Chirripo, onde está situado o hotel Rio Chirripo.

O evento tem duração de 37 (trinta e sete) dias, oferecendo a opção de estágio ou de jejum. Compareci ao evento como um estagiário. Os estagiários aprendem a monitorar e monitoram as pessoas que jejuam, assim como também tem aulas diretamente com o Dr. Graham desde jejum até nutrição. A outra opção é de quem vai para jejuar, o que pode ser feito até no máximo 24 (vinte e quatro) dias, não podendo passar disso apenas devido a duração do evento.

Meu objetivo do curso foi aprender mais sobre o principal intuito do centro, que é um dos meus assuntos prediletos: o jejum. Já tendo tido minhas próprias experiências pessoais na área, com 05 (cinco) longos jejuns de água, sendo o menor com a duração de 07 (sete) dias e o maior de 24 (vinte e quatro) dias.

No evento ministrado pelo Dr. G, os estagiários aprendem mais sobre jejum e como cuidar de pessoas jejuando, aprendendo ainda sobre a Higiene Natural, sobre a criação e manutenção da saúde através da abordagem holística da HN, conhecimentos sobre a dieta frugívora e sua aplicação culinária, bem como nutrição crudívora.

Estagiei junto com mais 07 (sete) pessoas de diferentes nacionalidades. A maioria já levava uma dieta frugívora higienista a algum tempo tanto como eu. E tínhamos mais 07 (sete) pessoas que foram ao evento para jejuar com o especialista em jejum Dr. Graham, que já supervisiona jejuns a 25 (vinte e cinco) anos. Também presentes ao evento o staff do Dr. Graham, composto pelo seu assistente pessoal e ultra-maratonista Grant Campbell e seu Chef crudívoro Simon Flack.

Cheguei a San Jose na Costa Rica no dia 31 de dezembro de 2009 para a abertura do evento e no dia seguinte seguimos para o Chirripo.

Nossa programação durante o evento ocorria da seguinte forma :

* Tomávamos café da manhã, geralmente melões e melancias, e tínhamos a primeira aula matinal. A seguir algum tempo livre para nos exercitar, depois algumas tarefas como monitorar, verificando detalhadamente os sinais vitais das pessoas que estavam jejuando, assim como outras formas de monitoramento utilizadas por higienistas durante um jejum.

* No almoço tínhamos geralmente aulas de anatomia e fisiologia e durante a tarde aulas com o Dr. Graham, e ao final da tarde preparávamos outra refeição e tínhamos uma aula durante o jantar.

O evento durou 37 (trinta e sete) dias. O local era muito bonito e com um clima tropical, sendo situado na base do Chirripo, que tem altitude de 3.820 metros de altitude. As frutas e vegetais, eram todas crescidas locais, com diversas variedades não comercializadas no Brasil, todas bem gostosas e frescas. É impressionante a incrível diferença no ar tão puro e no bem estar, devido a vivermos afastados do trânsito, barulhos e convivermos com em torno de 20 pessoas (tivemos alguns visitantes), que se alimentavam apenas de uma dieta frugívora (frutas, vegetais,sementes e nozes crus). Um ambiente tão natural, pessoas tão pacíficas, saudáveis e ativas fisicamente foram uma inspiração e motivação para dar continuidade ao meu trabalho e meu estilo de vida higienista.

Era impressionante a alegria, o clima e a energia do local e das pessoas presentes. Foi para mim uma prova real do que a vida saudável proporciona.

Os jejuns variaram entre 08 (oito) até 22 (vinte e dois) dias, o mais longo. Todos ainda tinham visivelmente reservas nutricionais para continuar e ainda obter mais benefícios do jejum. A transformação, energia que retorna, problemas de saúde e sintomas desaparecendo, é impressionante de se presenciar. A capacidade de regeneração do organismo é magnífica, como só pode ser propriamente admirada, através da observação de um jejum longo corretamente conduzido.

A parte de realimentação é muito importante, e como a duração do evento é só de 37 (trinta e sete) dias, o Dr. Graham pede que as pessoas que jejuam tenham pelo menos 12 (doze) dias de recuperação, para que possam aprender a adotar hábitos crudívoros, assim ele prefere que a realimentação ocorra no local e que seja supervisionada, com isso permitindo também que o indivíduo se recupere de forma integral, antes de seu retorno para casa.

Todos os jejuns foram realizados pelo modelo higienista, apenas com água, ocorrendo todos perfeitamente bem.

O jejum apesar de ser algo visto na atualidade como uma ação feita com fins religiosos ou espirituais, foi utilizado pelo homem, bem como por todo o reino animal, através de toda a vida no planeta terra. O jejum é um dos principais meios que a Higiene Natural utiliza de fornecer ao corpo as condições ideais, para que ele se regenere e volte mais rapidamente a saúde. Todos nós já perdemos a fome, desde quando ficamos febris, até quando temos brigas e discussões ou momentos muito estressantes. Não sentimos vontade de nos empanturrar de comida com um grande buffet, enquanto estamos febris, sentindo apenas a necessidade de descansar e beber água. O jejum é apenas um descanso fisiológico, que fornece o descanso necessário a todos os órgãos para que o corpo possa redirecionar toda sua atenção e energias para o processo de regeneração necessário.

É impressionante e magnífico assistir a velocidade do organismo de se regenerar, quando “fazemos nada inteligentemente”, e “saímos de seu caminho”, parando de atrapalhar e interromper o processo inerente do corpo com nossos maus hábitos.

É um processo magnífico de se presenciar o da regeneração, rejuvenescimento, a volta de energia, o brilho nos olhos do indivíduo e a beleza e vivacidade sendo restituídas, através do jejum.

Preparávamos na cozinha e nos deliciávamos com tortas, vitaminas, sopas, saladas de frutas, saladas, salpicões, drinques, aperitivos, “salgadinhos” e macarronadas. Todos os pratos deliciosos e 100% crus e compostos apenas de frutas e vegetais, no estilo do crudivorismo vegano higienista. O qual é também conhecido como uma dieta crudívora vegana hipo-lipídica.

Você viu?

Ir para o topo