EnglishEspañolPortuguês

Incêndio mata 100 gatos em residência de San Jose (EUA)

18 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

Foto: Getty/ Huffington Post
Foto: Getty/ Huffington Post

Uma notícia muito triste: na última terça-feira, aproximadamente 100 gatos morreram em uma casa que incendiou em San Jose (Califórnia, EUA). Uma mulher de 70 anos de idade que residia na casa quase morreu. As informações são do Huffington Post e do Mercury News.

Foto: Mercury News/Gary Reyes
Foto: Mercury News/Gary Reyes

Segundo reportagem do San Jose Mercury News, a casa era cercada por redes de arame que haviam sido instaladas para evitar que os gatos escapassem, e os bombeiros tiveram que cortá-las com machados na hora do salvamento.

A mulher é uma voluntária que resgata animais, reabilita e castra os felinos para colocá-los para adoção. Ela havia feito da casa um santuário de gatos, e eles estavam distribuídos por todos os cômodos.

O único cão que residia na casa acordou a mulher aos latidos, avisando sobre o fogo. Foi então que ela viu a fumaça saindo de um quarto. Ela conta que tem um alarme de incêndios mas este falhou. As redes de arame que serviam para proteger os animais acabaram dificultando o resgate.

Levou cerca de uma hora para os bombeiros eliminarem as chamas. Depois, eles removeram os corpos de cerca de 100 gatos, mortos mais pela inalação de fumaça que pelo contato direto com o fogo.

Foto: Mercury News/Gary Reyes
Foto: Mercury News/Gary Reyes

A dona da casa e os bombeiros não tiveram ferimentos. O cão também escapou.

Apenas seis gatos sobreviveram, e estão sob custódia do departamento de serviços de animais da cidade.

O Capitão Williams que atendeu à ocorrência disse que a causa do incêndio está sob investigação.

O incidente levantou a preocupação sobre o número de gatos permitido em residências na região. O serviço de animais de San Jose visitou a casa no ano passado, após a tutora ter recebido o status de voluntária de resgate de animais, e a agência diz não ter encontrado nada de errado com as condições dos animais e do local.

“Um veterinário foi até a casa após o incêndio e não encontrou quaisquer condições médicas graves ou qualquer coisa que poderia estar em um nível criminal”, afirmou o Capitão Jay Terrado. “A casa estava agradável e limpa. A única violação foi o excesso de animais”, acrescentou.

Ele se referia ao limite de cinco gatos por residência, estabelecido pela prefeitura da cidade. Pelo que ele soube, a tutora estava consciente da violação, mas o máximo que a agência reguladora poderá fazer é cobrar uma multa modesta, pois a casa estava em ordem.

Você viu?

Ir para o topo