EnglishEspañolPortuguês

Mais de 800 cães e gatos já foram adotados em 2013, em João Pessoa (PB)

14 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Nove eventos para estimular a prática da adoção de animais abandonados em João Pessoa já promoveram 840 adoções de cães e gatos em 2013. Os dados são do Centro do Zoonoses da capital, que tem incentivado esta prática através da Exposição de Animais. A adoção é realizada através da avaliação do possível tutor e de um aconselhamento que visa repassar os cuidados necessários e as informações técnicas do manejo dos cães e dos gatos.

Atualmente, 38 cachorros e 3 gatos estão nos abrigos do Centro de Zoonoses, animais que foram recolhidos ou abandonados no local. No entanto, o órgão não recolhe mais os animais sadios das ruas; apenas os que possuem suspeita de estarem doentes com raiva, leptospirose, toxoplasmose e leishmaniose. A população é responsável por fazer as denúncias e o Centro, a avaliação do animal, que passa por uma triagem.

“A população, por muito tempo, abandonou os animais aqui no Centro, mas não trabalhamos mais desta forma. Os que estão aqui hoje são os que já foram abandonados antes e ainda não foram adotados. Estão todos aguardando que a adoção aconteça”, informou Felipe Sobral, veterinário do Centro.

De acordo com Felipe, a dinâmica de adoção dos animais acontece em etapas: as pessoas interessadas na adoção são encaminhadas para o setor de aconselhamento e guarda responsável, onde é verificado se possuem o perfil adequado. São verificadas questões como se já possuem outros animais e se serão capazes de prover o espaço necessário para o convívio saudável dos animais. Cada caso é avaliado individualmente. Só depois o doador recebe autorização para levar o animal para casa.

Nas exposições organizadas para o incentivo da adoção, o Centro procura chamar a atenção da população com a mostra de outros animais, com os roedores, peçonhentos e insetos. “Mesclamos uma gama de serviços para mostrar à população o que o Centro de Zoonoses faz. Levamos para o campo todos os setores do Centro, que também não para no dia desses eventos”, afirmou Felipe.

Caso o novo tutor escolha, o animal pode sair do Centro de Zoonoses já esterilizado, prática estimulada pela instituição. Quem solicitar o serviço também necessita passar pelo aconselhamento, que tem o foco nos cuidados pós operatórios. O animal vai para a triagem clínica, onde são realizados exames complementares para verificar se está apto para o procedimento. O serviço de esterilização é efetuado exclusivamente nos limites da cidade de João Pessoa.

Quem já possui um gato ou cachorro e deseja realizar o procedimento de esterilização, também pode procurar o Centro de Zoonoses, passando pelos mesmos procedimentos de triagem social, treinamento e avaliação do perfil.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo