Touradas podem ser uma “semente de violência” para crianças e jovens

           

Por Sueli Fontes (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A psicóloga Maria María Vicenta Vaquer Martí, representante da Asociación de Profesionales para la Defensa de los Animales (PRODA), advertiu, na última quarta-feira, durante a Comissão de Cultura do Congresso, que “o sadismo como espetáculo é uma das sementes de violência” para os menores, em referência às touradas.

Vaquer Martí, uma das palestrantes que participaram das conferências para dar opinião sobre a proposta de lei para a regulação das touradas como bem de interesse cultural, fez referência a vários estudos que demonstram os efeitos negativos que tem o maltrato animal como espetáculo para menores.

Um deles indica que as crianças com problemas emocionais que são expostas à violência têm uma “maior probabilidade de cometer atos cruéis”, e, por isso, vê que é necessário evitar que os menores compareçam a espetáculos em que os adultos maltratem os animais.

Outras das consequências a que fez referência são os “conflitos de lealdade, ocultar a compaixão pelo animal e o debilitamento do sentido moral ao descobrir que o sofrimento é permitido”, já que neste espetáculo é cometido “um ato de crueldade a um animal sem eleição”.

“Se tentamos protegê-los da violência real que já existe, então por que colocamos a etiqueta de cultura em ações que podem prejudicar as crianças? Isso seria uma irresponsabilidade”, critica.

Por tudo isso, manifestou ser contra as touradas serem declaradas bens de interesse cultural, já que, tal e como indica a Lei sobre Patrimônio Cultural, sua aprovação traria consigo “o fomento” das touradas.

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo