Peões são punidos por maltratarem touro em torneio espanhol ocorrido em 2012

           

Por Helena Barradas Sá (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Delegacia da Região de Castela e Leão, comunidade autônoma da Espanha, puniu vários peões que participaram do Torneo del Toro de la Vega, em setembro de 2012, evento tradicional em Tordesilhas, província de Valladolid. Os peões maltrataram Volantero, o touro protagonista da festa. As informações são do El Confidencial.

A pena foi comunicada à Associação Contra Tortura e Maus-Tratos a Animais (ACTYMa, sigla em espanhol) que, junto com a Associação de Proteção e Bem-Estar Animal, encaminhou a denúncia.

A Delegacia Regional, de acordo com a notificação a que tivemos acesso, informa que foi aplicada multa “a diversos peões que participaram do torneio” e houve alteração no regulamento dos espetáculos e torneios com animais de Castela e Leão.

De acordo com o texto, consideraram “a morte imediata ou os maus-tratos contra os animais”, uma infração muito grave. O documento, no entanto, não especifica se a pena deve-se pela morte em si ou pelos maus-tratos sem que necessariamente o animal chegasse à morte.

Luis Altés, vice-presidente da Associação Contra Tortura e Maus-Tratos a Animais acredita que a multa tenha sido aplicada àqueles que, durante a festa, jogaram lanças no corpo dos animais em locais não determinados para a atividade, conforme as normas do evento.

Altés, em declaração à agência Efe, lamenta que o regulamento específico do Torneo del Toro de la Vega não tipifique sanções (como acontece com outros eventos, que utilizam as normas para Espetáculos Populares com Touros).

De acordo com o porta-voz da ACTYMa, a entidade acredita que esse tipo de festa deva ser extinta pela administração de Valladolid, porque o resultado sempre é a crueldade contra o animal símbolo da festa, O Toro de la Vega, que sempre fica com muitas lanças em seu corpo até sucumbir à morte.

Homens torturam touro no "El Toro de la Vega". (Foto: Divulgação)
Homens torturam touro durante torneio “El Toro de la Vega”, espetáculo de mau gosto e extremamente cruel com os animais envolvidos. (Foto: Divulgação)

Nota da Redação: O Torneo del Toro de la Vega é um evento de touradas medieval no qual um touro é perseguido e torturado com lanças por homens montados em cavalos, que o espetam até a morte. Eles seguem encurralando o “touro-vítima” pelas ruas da cidade até chegarem a um campo aberto. Esta atrocidade acontece anualmente em setembro, na cidade espanhola de Tordesilhas (Valladolid). Chega a ser irônico que cavaleiros tenham sido punidos por maus-tratos a um touro em 2012. O evento todo em si é um show de maus-tratos e desrespeito a um animal senciente e inocente.

Comente

Comunicar erro

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo