EnglishEspañolPortuguês

Gatos resgatados do comércio no Mercado Central de Belo Horizonte (MG) precisam de ajuda

28 de março de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

Elizangela Geo
[email protected]

Foto: Divulgação

Gostaria de compartilhar com vocês mais uma historia triste sobre os animais do Mercado Central. Estive no Mercado Central e, quando eu estava chegando, um senhor estava saindo com uma avestruz amarrada pelas asas, bico e pernas, na traseira do carro que saia pela garagem, foi tudo tão rápido que nem deu tempo de perguntar nada ao motorista, ou de fotografar.

Mas lá dentro não vi nenhuma pra vender, conclui então que com certeza, eles vendem esses tipos de animais em algum local escondido lá dentro, ou sob encomenda, provavelmente. Dentro do Mercado Central havia vários cisnes para vender e um cartaz enorme anunciando isso.

La havia também vários gatos pretos, e já sabemos qual será o triste destino que está reservado para eles: Provavelmente serão vendidos para despacho em macumbas, pois o preconceito ainda é grande e quase ninguém os compra,  muitos só procuram gatos de raça e de outra cor pra comprar ou adotar.

No meio de tantos gatos pra vender, acabei tendo q resgatar dois gatinhos no mercado Central. Eles estavam numa jaulinha do fundo da loja, longe das vistas das pessoas, porque estavam doentes. Eles estavam deitados, prostrados, todo molhado pelo xixi e sujo de fezes.

Estavam evacuando uma gosma puro sangue e vomitando muito, e segundo o vendedor, foi uma senhora que os deixou ali pra vender e havia levado-os dentro de uma sacola de plástico amarrada, num calor desses,  e ainda segundo ele “só os recebeu porque ficou com dó deles, pois a senhora disse que se ele não ficasse com eles, seriam jogados no córrego.

Imediatamente peguei os gatinhos, contra a vontade do vendedor, que queria que eu pagasse por eles, imaginem só! Ele ainda queria lucrar em cima do sofrimento dos pobrezinhos.  Mas ameacei, pois os gatos estavam morrendo, precisavam de ajuda ele não queria deixar prestar socorro e ele cedeu.

Peguei os gatos e os levei imediatamente para a clinica veterinária, o branquinho era o que estava pior, mal  abria os olhos, estava extremamente  doente, debilitado, vomitava e evacuava sangue. O pretinho também não estava bem, muito debilitado, também evacuava sangue.

Os dois tiveram que ficar no soro, não conseguiam comer, nem beber, estavam desidratados e com forte infecção. Se demorasse mais um pouquinho teriam morrido ali mesmo no Mercado Central e, com certeza, tantos outros devem passar pela mesma situação e morrem antes de serem vendidos ou de receberem ajuda.

Eles estão internados para tratamento e depois serão encaminhados para lar temporário até a adoção. Estou precisando de alguns medicamentos, que serão usados para esses e para outros resgatados meus que ainda estão em tratamento, e se alguém puder doar, estará ajudando muito, pois é um caso atrás do outro que aparece e os problemas nunca acabam:

Amoxicilina + Clavulanato de potássio 250mg – 1 vidro.
Stomorgil de 2mg – 02 cxs.
Stomorgil de 10 mg – 01 cx.
Prednizolona  5mg (ALCORT) Comprim. 1cxa.

Foto: Divulgação

Pra quem puder ajudar com medicamentos ou qualquer  valor.

Banco do Brasil
ag.0643-2
c/c – 32.199-0
Op./Variaçao: 01

ou

Banco Real / Santander
ag. 3488
c/c – 01002918-2

A seguir, o link do Ministério Público de Minas Gerais, para que a  denunciante Elizângela oficialize o caso presente, solicitando que a denúncia seja anexada, junto a tantas outras, ao Inquérito Civil nº 0024.03.000067-3, sobre maus-tratos dos animais comercializados no Mercado Central de Belo Horizonte.

Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais

https://aplicacao.mp.mg.gov.br/ouvidoria/cidadao/acesso.do?idOuvidoria=7

Contato: Elizangela – (31) 9346-6468

Você viu?

Ir para o topo