EnglishEspañolPortuguês

Urso é fotografado utilizando uma pedra como esfoliante

15 de março de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Por Graziella Belliato (da Redação)

Um urso do Parque Nacional “Glaciar Bay” do Alaska foi fotografado utilizando uma pedra coberta de crustáceos como esfoliante enquanto se banhava. É a primeira vez que se observa o uso de ferramentas por um urso. As informações são do site IgualdadAnimal.

É possível que o urso tenha utilizado a pedra para arranhar a pele na tentativa de retirar restos de comida ou aliviar algum tipo de irritação. Além disso, a observação foi feita durante o período em que estes animais trocam de pelagem, época em que costumam esfregar-se nas árvores ou rochas com o propósito de facilitar sua queda.

Volcker Deecke, um pesquisador do Centro de Vida Selvagem da Universidade de Cumbria, no Reino Unido, foi testemunha dessa cena enquanto passava suas férias neste parque do Alaska. Suas conclusões a respeito foram publicadas na revista “Animal Cognition”.

“Estes animais têm o cérebro relativamente grande em comparação ao seu tamanho corporal, sendo este o maior entre todos os carnívoros, inclusive maior que o dos animais mais sociais, como podem ser os leões. Há muitas ideias acerca de que o tamanho do cérebro pode ter influenciado na sociabilidade e nas habilidades cognitivas. Parece que os ursos são, provavelmente, muito mais complexos do que pensamos”, comentou Deecke.

O urso foi flagrado no meio de seu banho de beleza // Crédito: Volker Deckee

“As lontras marinhas usam pedras para quebrar os cascos de ouriços do mar e de mariscos, os elefantes usam esponjas para cobrir seu rosto, enquanto que as baleias jubarte aprenderam a fazer uso das bolhas para capturar alimento”.

“Não sabemos quão comum é este comportamento, mas acredito que a verdadeira experiência de aprendizagem tem sido a que vivo ao descobrir o pouco que realmente sabemos sobre as capacidades dos ursos em geral, e especialmente dos ursos pardos.”

Você viu?

Ir para o topo