EnglishEspañolPortuguês

Livro mostra amizades improváveis entre animais

24 de fevereiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Por Fátima Chuecco (da Redação)

Este macaco rhesus e uma pomba dividiam alimentos e dormiam abraçados em um centro de proteção animal na China (Foto: CNImaging/Photoshot/BBC Brasil)

Uma encantadora obra da jornalista Jennifer Holland, redatora da revista National Geographic, acaba de desembarcar nas livrarias brasileiras. “Amizades Improváveis”, lançado em português pela Editora Pensamento, reúne uma série de casos mundialmente famosos de amizade entre espécies diferentes, muitas vezes, praticamente inimigas como cobra e hamster, leopardo e vaca ou pássaro e gato.

Cada história é ilustrada por fotos dos personagens e a autora explica como se deu o encontro que virou amizade. Ela própria sabe bem o que é viver em harmonia com bichos bem diversos, pois, mora com dois cachorros, cobras e lagartos.

Uma das histórias reais contempladas no livro aconteceu na Alemanha quando um gato preto virou companheiro inseparável de uma ursa-negra-asiática. Os dois tomam banho de sol e também comem juntos no Zoo de Berlim. O gato doméstico simplesmente apareceu e cativou a ursa numa improvável amizade que já dura dez anos.

Um dos casos mais famosos documentado na obra mostra a amizade da gorila Koko com os gatinhos que adotava. A tratadora de Koko lia para ela histórias como Os Três Gatinhos e O Gato de Botas por meio da linguagem dos sinais. Talvez por isso a gorila tenha se apaixonado por gatinhos como qualquer criança embalada por histórias infantis.

Uma das amizades mais improváveis é o do macaco-rhesus que se tornou amigo de uma pombinha branca na China em 2007. A foto foi escolhida para a capa do livro. Os dois foram resgatados e tratados. Dormiram juntos na gaiola por dois meses e um cuidava do outro. Mas depois de recuperados foram soltos e cada um seguiu seu destino.

E o que dizer do pit-bull que vira cama para um gato siamês e vários pintinhos? E de um jovem leopardo que toda noite ia dormir junto de uma vaca na India? Na Pensilvânia, uma labradora cega ganhou a amizade de uma gata-guia. Uma história mais inspiradora que a outra. O tipo do livro pra se guardar e mostrar aos filhos, netos… alunos… pra todo mundo. Por isso, na capa vem escrito “Um livro que inspira uma cultura de paz”. Um livro sobre o Poder da Amizade.

Veja mais incríveis amizades entre animais.

Você viu?

Ir para o topo