EnglishEspañolPortuguês

Croata lança livro que recria obras famosas tendo animais como protagonistas

11 de fevereiro de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

Pode parecer um livro de arte para crianças. Numa outra interpretação, porém, é uma releitura, bem ao gosto da arte contemporânea, dos clássicos irretocáveis da história da arte. “O Grande Livro dos Retratos de Animais” (Editora Positivo, 48 p., R$ 54,90) do pintor, designer e escultor croata Svjetlan Junakovic é tudo isso com textos repletos de bom humor e informação, misturando dados históricos e animais.

Em “O Grande Livro dos Retratos de Animais”, Junakovic recria obras famosas de artistas como Leonardo da Vinci, Rembrandt, Vermeer e Van Eyck, em que os humanos são substituídos por animais. Entre as obras recriadas pelo croata estão “A Lição de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp”, de Rembrandt; “Dama com Arminho”, de Da Vinci; “Moça com Brinco de Pérola”, de Vermeer e “A Morte de Marat”, de David.

"A Lição de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp", recriação de Junakovic para obra de Rembrandt: editado na Galícia, livro do artista plástico croata recebeu vários prêmios na Europa (Foto: Reprodução/O Diário)

O livro, publicado originalmente em 2006, traz um total de 25 imagens . “O Grande Livro dos Retratos de Animais” venceu vários prêmios internacionais de literatura na Europa, como o Prêmio Andersen – II Mondo Dell’Infanzia (Itália) em 2008; Prêmio de Melhor Livro Infantil ou Juvenil editado em 2007, concedido pelo Ministério da Cultura da Espanha e o Prêmio Visual de Diseño de Libros (Espanha) de 2007.

Em “O Grande Livro dos Retratos de Animais”, Junakovic pretende despertar o interesse pela arte em geral, partilhar o gosto pela leitura e, como o próprio autor define, “propor uma apreciação da história da arte animal”.

Os textos que acompanham cada quadro fazem um retrato paralelo, com muito bom-humor, entre as obras originais e as criações feitas pelo croata, fornecendo pistas, como a data da obra original, a técnica usada, informações sobre o período ou sobre a criação da tela original, mas sem nunca informar quem é o autor da ou mesmo o verdadeiro nome do quadro. Para isso, o leitor precisa pesquisar no site da Editora Positivo.

A versão brasileira tem tradução de Marcos Bagno, vencedor dos prêmios Jabuti e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. “O Grande Livro dos Retratos de Animais” está sendo publicado no Brasil pela Editora Positivo e inaugurou uma parceria da empresa brasileira com a espanhola OQO assinada no segundo semestre de 2010.

O original de Vermeer (Foto: Reprodução/ O Diário)
Recriação de Junakovic de "Moça com Brinco de Pérola": textos bem humorados(Foto: Reprodução/ O Diário)

As duas editoras começaram as negociações para a parceria durante a Feira de Frankfurt de 2008. O livro foi lançado na Bienal do Rio de 2011. Ainda na Bienal, a Positivo lançou, também através da parceria com a OQO, os livros “A princesa que bocejava o tempo todo”, “Chocolate” e “O sonho do ursinho rosa”.

Fonte: O Diário

Você viu?

Ir para o topo