Siri-azul é um dos animais que mais produzem ovos

(Foto: Wendy Kaveney)

O siri-azul é um dos maiores siris que habitam as regiões costeiras do Brasil. É conhecido por ser um dos animais que mais produz ovos em uma desova. São mais de 2 milhões, o que resulta em uma média de 5 mil ovos por dia, sendo que ocorre apenas uma desova por ano.
O crustáceo pode chegar a até 15 cm de envergadura e habita praias lodosas (com lama) tanto rasas como profundas. Ele possui 5 pares de patas, sendo que o último par é modificado para uma função parecida com a de um remo, para uma melhor locomoção do animal.
(Foto: Wikipédia)

A fêmea é maior que o macho. O abdômen dela é mais largo e arredondado. Isto ocorre porque ela necessita carregar os ovos com seus apêndices. As pinças podem ser usadas com muita rapidez e podem causar pequenos ferimentos na presa.
Durante o período reprodutivo, as fêmeas saem do ambiente lodoso e retornam ao mar para a eclosão dos ovos. Depois a larva retorna para uma área lodosa, buscando proteção e uma menor salinidade.
Geralmente o siri alimenta-se de crustáceos pequenos, moluscos e uma infinidade de outras espécies, geralmente mortas ou em estágio de decomposição.
Fonte: Rede Ambiente

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com