EnglishEspañolPortuguês

Ativistas da Eslováquia exigem lei para proteger animais

10 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Ilustração: Sloboda Zvierat

A Eslováquia não tem uma lei específica sobre proteção animal. De acordo com a organização de direitos animais Sloboda Zvierat, a lei atual sobre cuidados veterinários e diversos regulamentos estaduais não garante as necessidades básicas dos animais ou sua morte digna, segundo afirmaram representantes do grupo em conferência de imprensa no dia 3 de outubro, durante a apresentação de sua campanha por uma nova lei. O grupo também elogiou a iniciativa de alguns parlamentares que estão trabalhando para aprovar essa lei.

“Tal projeto já está preparado no Ministério da Agricultura. Representantes do população podem expressar suas opiniões sobre isso”, afirmou o deputado Martin Poliačik, do Partido da Liberdade e Solidariedade. O deputado acrescentou que a primeira apresentação do projeto pode acontecer este ano. Poliačik afirmou que a Eslováquia está muito atrasada em relação a outros países europeus nesta área, mas elogiou o fato de que tanto os deputados da coalizão do governo quanto da oposição integram um grupo que trabalha com esta proposta.

“A lei deve definir os animais como seres vivos com sensibilidade”, disse Romana Brezinová, da ONG Sloboda Zvierat. Ela especificou diversas áreas que devem ser regulamentadas por uma nova lei, incluindo a proibição absoluta de se manter cães acorrentados, de criação de galinhas em gaiolas, da exportação de filhotes de ovelha e período máximo de 8 horas de transporte de animais destinados ao abate.

Ela acrescentou que o Estado deveria também proibir que pessoas mantenham grandes animais exóticos como leões, tubarões ou ursos. Sloboda Zvierat também está exigindo que na Eslováquia seja banido o uso de animais treinados em circos.

Você viu?

Ir para o topo