EnglishEspañolPortuguês

Jornalista denuncia matança de animais no CCZ de Eldorado do Sul (RS)

7 de outubro de 2011
5 min. de leitura
A-
A+

Rafael Ernandi
[email protected]

Meu nome é Rafael Ernandi, sou jornalista de SP e protetor animal. No Facebook, por meio de uma rede de protetores de animais, tive conhecimento de um grande problema que está acontecendo na cidade de Eldorado do Sul, no RS.

Cadáveres de animais se confundem com o lixão (Foto: Divulgação)

Não há controle nenhum por parte do Controle de Controle de Zoonoses e todos animais recolhidos, sadios ou não, são eutanasiados e seus corpos são jogados em uma estrada e ficam expostos, em decomposição, gerando um GRANDE risco a saúde da população.

Animais vivem em condição de miséria (Foto: Divulgação)

Na secretaria do meio ambiente da cidade há animais presos, sem cuidado algum. Um deles, inclusive, um cachorro macho, tem um tumor enorme em seu testículo e não consegue nem andar direito.

É uma situação caótica, que precisa ser denunciada para que alguma atitude seja tomada.

Animais são mortos e descartados como lixo (Foto: Divulgação)

Essas fotos são para que vejam a situação caótica, o descaso por parte da prefeitura e os grandes riscos de contaminação que a população local está correndo.

Se forem fazer alguma matéria, por favor nos avise para que possamos compartilhar a ajuda com os amigos protetores, que estão desesperados com esse caso.

Abaixo estou colando alguns depoimentos da protetora Taiane:

“Pessoal a situação dos animais na cidade de Eldorado do Sul chegou ao limite, acreditem que este cãozinho, exatamente neste estado, está há 3 dias nessa situação e ninguém vai socorrê-lo, nem ao menos eutanasiá-lo como comentou o funcionário de lá. Eram 14:30 o horário em que fui na Prefeitura tentar falar com o prefeito, mas não tinha ninguém, nem funcionário, nem prefeito, nem secretária do prefeito. Gente a situação de desleixo com os animais chegou a um extremo, que se nós não fizermos alguma coisa, vai continuar havendo casos como este. Essa secretaria do meio ambiente é um casa imunda, os canis podres, sujos, fétidos, alguns sem comida, sacos de cocos dos cães à dias lá no pátio, nenhum veterinário vai lá, é tudo abandonado mesmo. Qdo voltei lá o rapaz (funcionário) estava indo na casa do prefeito pedir para resolverem a situação dele (eutanásia), pq lá (Eldorado) é assim que eles resolvem os problemas e controlam a população de animais de rua. Várias tentativas de moradores de ´lá já foram feitas, no sentido de marcar reuniões com o prefeito, mas nenhuma com sucesso, ou ele não comparecia ou desmarcava e aí as pessoas foram desistindo de fazer algo em prol dos peludos. Uma veterinária de lá já ofereceu castração gratuita para os animais do canil (eles dando o material) mas eles não quiseram, pra quê? se eles resolvem da maneira mais prática e barata!!! Processos tem vários no Forum tanto de Eldorado qto de Guaíba, amanhã vou me informar a quantidade de processos que tem contra eles, mas que nunca dão em nada, é claro! Ate´o momento só o q podia fazer era lamentar, mas hoje chegou ao limite. Peço a ajuda de voces e sugestões, penso em divulgar na mídia e fazermos manifestações e tentarmos marcar reunião com prefeito, tendo mídia envolvida ele não vai fazer feio….situação lamentável! e tem muito mais sobre Eldorado, essa só foi a de hoje.”

“Queridos amigos:

Há aproximadamente 2 meses abandonaram 9 cães mortos, sem raça definida, sadios e de tamanhos diferentes na estrada que leva à propriedade rural de minha mãe – fica no quilômetro 157 da BR 290 (em Arroio dos Ratos).
Os animais estavam dentro de sacos de lixo pretos (de 100 litros) e não tinham lesões externas compatíveis com pauladas, tiros, ou outra forma de agressão que tivesse causado o óbito. Parecem ter sido eutanasiados em outro ambiente e, depois, jogados no local.
Pouco tempo depois, o fato se repetiu. Quinze dias após o primeiro descarte, mais uma leva de cadelas e cachorros vira-latas mortos foram abandonados na estrada da propriedade.
Contratamos uma pessoa para fazer vigilância noturna, uma porteira de metal foi colocada na entrada da estrada (bem próxima à BR 290) e o fato foi relatado à Inspetoria Veterinária.
As providências tomadas pareciam ter surtido efeito, contudo, hoje, mais 5 cadelas foram desovadas na entrada da estrada (vide fotos). Desta vez, em razão da nova porteira, os animais foram deixados bem próximos à BR 290. Ao todo, quase 20 cães foram “sacrificados” e seus corpos lançados em sacos de lixo na estrada da propriedade.
Alguém dos arredores (Arroio dos Ratos, Eldorado do Sul, Butiá, ou outro município próximo), deve ter um canil, ou local de recolhimento de animais de rua e está, simplesmente, matando animais saudáveis e largando eles depois. Acreditamos que o fato de haver mato plantado ao longo da estrada e a facilidade de acesso de veículos no lugar tenha feito com que a pessoa escolhesse o Km157 da BR290 como ponto de descarte.
Não temos a menor ideia de quem está cometendo a atrocidade, porém é possível que isso também esteja ocorrendo em outros lugares, não apenas no km 157 da BR290.
Assim, peço, por favor, que vocês repassem este e-mail com as fotos para o maior número de pessoas possíveis. De repente os animais são identificados e poderemos saber quem é o autor desta crueldade.
 Lu”

Você viu?

Ir para o topo