Descoberta nova espécie de borboleta

15 de setembro de 2011

Uma espécie rara de borboleta foi descoberta por cientistas norte-americanos nas montanhas Apalache, cordilheira entre os Estados Unidos e o Canadá. A borboleta Tigre apalachiano swallowtail (Papilo appalachiensis) foi considerada uma evolução de outras duas espécies, a Tigre oriental swallowtail (P. gluacus) e a Tigre canadense swallowtail (P. canadensis), por apresentar traços visuais e composição genética idênticos.

O estudo publicado ontem na revista PLoS Genetics, diz que essa borboleta raramente se reproduz com insetos da mesma espécie e é um dos poucos animais híbridos. Esse fenômeno ocorre com mais frequência nas plantas.

O pesquisador da Fundação Nacional de Ciência dos EUA, que financiou a pesquisa, Sam Scheiner, afirma que com a pesquisa, a formação das espécies – questão fundamental para explicar a diversidade de vida na Terra –, será melhor compreendida.

O biólogo da Universidade do Texas e um dos responsáveis pelo estudo científico, Larry Gilbert, complementa: “É uma demonstração notável de como a hibridização pode criar populações com uma nova combinação de história de vida e características morfológicas, permitindo a colonização de novos ambientes.”

Os cientistas mostram que, para diferenciar as espécies Tigre oriental e Tigre apalachiano, é preciso observar detalhes como manchas nas asas ou o tamanho.

Fonte: EPTV