EnglishEspañolPortuguês

Baleia dá espetáculo de agradecimento após ser salva de rede pesqueira

10 de setembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Grupo leva mais de uma hora para livrar animal; mas o agradecimento valeu a pena; veja o vídeo

(Foto: Reprodução/Galileu)

Salvar uma baleia jubarte de uma rede de pesca já é recompensador. Mas ver o animal saltando livre na água durante uma hora depois de ser solto é melhor ainda. O grupo liderado por Michael Fishback, um dos fundadores da ONG The Great Whale Conservancy, encontrou essa baleia jubarte aparentemente boiando no mar próximo à Califórnia.

No início, as pessoas pensaram que o animal de cerca de 30 metros de comprimento estaria morto. Só perceberam que estava vivo quando ele fez jorrar água e fez um barulho alto, mas não saía de perto do barco, parecia estar preso. Michael mergulhou com seu equipamento para tentar ver melhor o que acontecia; a baleia estava enrolada em uma grande rede de pesca, comum na região.

Não havia tempo para esperar socorro, o animal poderia morrer antes. Eles resolveram usar a faca que tinham para tentar soltá-lo da rede. Depois de uma hora tentando desenrolar e puxando a rede para o barco, o grupo achou que era hora de cortar as cordas e esperar que a baleia conseguisse se soltar de vez.

A baleia começa a nadar livremente. Talvez para mostrar o prazer da liberdade novamente conquistada, talvez para agradecer seus libertadores ou simplesmente porque é isso que as baleias fazem quando soltas no mar, o animal dá saltos incríveis no ar. O espetáculo durou mais de uma hora e o público do barco aproveitou para tirar fotos. Toda essa história aconteceu em julho e a ação foi filmada e só agora foi transmitida por redes de TV do mundo inteiro.

Confira o vídeo abaixo em inglês:

Fonte: Revista Galileu

Você viu?

Ir para o topo