EnglishEspañolPortuguês

Jogo é elogiado por ONG de proteção animal por estimular a adoção e o respeito pelos animais

11 de maio de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Diário Digital

O lançamento do Nintendogs + Cats, jogo compatível com o videogame Nintendo 3DS, ocorreu na sede da ONG União Zoófila, situada em Lisboa, Portugal. A organização sem fins lucrativos, que atua desde 1951 na proteção e no combate ao abandono de animais, recomendou o jogo como uma forma de preparação e ensaio para quem pretende adotar um animal.

Dispondo de uma quantidade de opções relacionadas com preparação de cães e gatos (cuidados higiênicos, de alimentação e atividades), Nintendogs + Cats é uma experiência que reproduz de forma muito próxima da realidade aquilo que é preciso fazer para manter os animais domésticos num clima saudável em casa.

Luísa Barroso, presidente da União Zoófila aponta para a necessidade de corrigir alguns maus hábitos, designadamente o abandono: “ainda que não existam estatísticas precisas sobre o abandono de animais domésticos em Portugal, estima-se que todos os anos mais dez mil animais sejam rejeitados pelos seus tutores e que o número aproximado de cães e gatos sem tutor ronde os 500 mil”.

Para a representante da associação, Nintendogs + Cats tem o mérito de que “ajuda a tomar consciência da responsabilidade associada à tutela de um animal doméstico”.

Com efeito, o compromisso de adotar um desses animais implica a realização de diversos esforços que nem todas as pessoas conseguem desenvolver, terminado o entusiasmo inicial, porquanto “para além do abandono puro e simples, os tutores que entregam os seus animais em canis ou em associações alegam falta de tempo, falta de espaço, mudança de vida, alergias ou incapacidade de lidar com o comportamento mais enérgico de um cão, o que revela bem que a maior parte não está preparada para o compromisso que implica adotar um animal doméstico”.

Nintendogs + Cats pode assim ser uma alternativa lúdica e um dos passos a dar antes mesmo de se tomar a iniciativa de adotar algum cão ou gato.

Com informações da Eurogamer

Você viu?

Ir para o topo