EnglishEspañolPortuguês

Polícia encontra 60 galos usados em rinhas em Santarém (PA)

6 de maio de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Materiais utilizados no treinamento dos galos, como esporas e proteções para os bicos, também foram apreendidos

Foto: Reprodução/ Ag Pará

A Polícia Civil divulgou nesta quinta-feira (5) os resultados da operação “Gladiador”, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Santarém, município do oeste do Pará. Com o objetivo de combater maus-tratos praticados contra 60 animais, a operação resultou nas detenções de Luzenilson de Almeida Ferreira, Juscelino José Pereira Fernandes e Quintiliano Colares Sousa Neto, acusados da autoria dos crimes.

Sob a coordenação do delegado Gilberto Aguiar, superintendente regional de polícia do Baixo e Médio Amazonas, a operação foi planejada a partir de denúncias repassadas pela Polícia Federal.

Os acusados estariam promovendo “rinha de galo” no quintal da casa de Luzenilson. Entre os animais encontrados, quatro estavam no interior de uma rinha, já bastante debilitados, e outro em poder de Quintiliano. Durante as buscas, os agentes encontraram mais 35 galos na casa pertencente a Juscelino. Os animais estavam acomodados em compartimentos individuais, e havia rinhas nos quintais das residências.

Juscelino disse que o local era usado para treinamento dos galos. Os policiais acionaram o Ibama para apreensão dos animais, que ficaram sob os cuidados da equipe de biólogos e especialistas. Também foram apreendidos materiais utilizados no treinamento dos animais, como esporas artificiais e proteções para os bicos, e até anabolizantes.

Além do procedimento criminal, os acusados responderão a processo administrativo aberto pelo Ibama, que também interditou o local onde os animais foram encontrados.

Fonte: Agência Pará

Você viu?

Ir para o topo