Defesa animal demonstra cidadania e respeito pela vida

           

A violência contra os animais demonstra a intolerância existente dentro de cada pessoa. O desejo de sentir-se poderoso, subjugando quem não pode se defender demonstra a covardia dentro dos agressores, que podem evoluir e propagar a violência.

Um comportamento crescente na sociedade é o de ter um animal em casa quando é pequeno por que ele é bonitinho, lembra um bichinho de pelúcia, mas quando o animal cresce ele é abandonado.

Esta prática é crescente em vários países, enquanto alguns tutores se empenham ao máximo para cuidar de seus animalzinhos, outros fazem o contrário: maltratam, abandonam.

Organizações de defesa animal lutam contra esta situação degradante e se mobilizam pelo mundo na luta contra a humilhação e exploração dos animais.

Muitas celebridades levantam a bandeira da defesa dos direitos animais, mas a atitude tem que ir além de “tirar as roupas” ou simplesmente deixar de comer carne.

Quando se fala em criação de legislações punitivas aos que maltratam animais e que a legislação em defesa animal é necessária, lembro com clareza das palavras proferidas pelo  mestre Marcelo Bennachio em uma aula de Direito Civil Quando se pensa em legislações para a defesa animal, muitos se equivocam pensando que é apenas para defender o animal em si, porque não existe o instituto da personalidade jurídica do animal. Mas quando se pensa em legislações que defendem os animais, na realidade estamos pensando em defender o ser humano, pois é indigno se aceitar a crueldade contra seres vivos. E a dignidade humana esta ligada a defesa animal, como uma forma de boa convivência social. Pois quem tem a capacidade de maltratar um animal, tem a mesma capacidade de cometer crimes e mutilar pessoas.

A defesa dos direitos animais vai além da proteção animal. Demonstra defesa ao ser humano também. Pois se você consegue defender o direito de um ser vivo, que não possui personalidade nem capacidade jurídica, você demonstra ser um cidadão completo.

Defesa dos direitos animais é mais que proteger a dignidade animal. Demonstra cidadania e respeito à vida.

Com informações de Morango ácido news

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo