EnglishEspañolPortuguês

Boi se joga no mar para fugir de farra em Governador Celso Ramos

23 de abril de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato  (da Redação)

Um boi agoniado suicidou-se na madrugada desta sexta-feira (22) para fugir da farra no município de Governador Celso Ramos, SC. O caminhão em que o animal se encontrava abriu as portas e o boi, ao contrário do esperado, partiu para o lado do mar e não dos farristas. Ele não foi mais visto, o que, para os moradores, significa que se afogou e está na hora de conseguir um novo boi. A farra do boi vem acontecendo diariamente desde o carnaval em diversos municípios catarinenses, apesar da proibição.

O número da Polícia Militar, responsável por averiguar as denúncias de farra, estava ocupado desde 1h da madrugada de anteontem em Governador Celso Ramos e na capital, Florianópolis. Ativistas infiltrados informaram os locais de farra a ativistas de plantão em frente ao telefone, o que, porém, não foi suficiente para resgatar os animais. Em Governador Celso Ramos, uma única viatura policial fez quatro rondas durante a noite, sem sequer averiguar os agrupamentos de 400 pessoas no bairro principal da cidade, Ganchos de Fora.

Os farristas organizam-se em grupos e compram cada grupo/ bairro um animal. Eles caminham pela cidade com camisetas incitando a farra, com frases como “brincadeira do boi, tradição sem limites”, “O ministério da saúde adverte: beber bebida alcoólica faz mal à saúde. Foda-se o ministério!” e “Somos nativos não somos turistas, quem manda aqui é nós farristas.”

Até domingo, a expectativa é de mais bois mortos em todo litoral catarinense. A prefeitura de Governador Celso Ramos colocou compensados de madeira em frente às portas de vidro do prédio para evitar que elas quebrem caso o boi tente fugir por ali, o que mostra a conivência de quem rege à cidade perante essa atividade violenta que é crime previsto na Lei Federal 9605/98 e acordo de Ação Civil Pública de n.o 023.89.030082-0.

Conivência: Prédio da prefeitura com barricadas nas portas para evitar que o boi "danifique o vidro"
Pichação em Governador Celso Ramos, Atolados é o nome de um dos grupos que promove farras
Camiseta de apologia à Farra do Boi na Praia do Santinho, Florianópolis

Você viu?

Ir para o topo