Ave noturna aparece em pleno dia em Catanduva (SP)

Uma ave da espécie urutau, considerada rara na fauna brasileira, atiçou a curiosidade de alunos e funcionários da Escola Técnica Elias Nechar, em Catanduva (SP). A ave, conhecida por ter hábitos noturnos, permaneceu estática durante todo o dia de ontem em um tronco de uma árvore no interior da instituição.

De acordo com a professora Sueli Clarice Simões, do curso de Meio Ambiente do Elias Nechar, a ave provavelmente chegou até o ambiente urbano por conta da extinção de vegetação de seu habitat. “Isso vem ocorrendo não só com o urutau, mas com vários tipos de espécies de animais”, detalhou.

Por ter hábitos noturnos, a ave permaneceu dormindo durante o dia. “Ela passará o dia todo dormindo e, provavelmente, sairá do local durante a noite”, destacou.

De acordo com a especialista, o urutau é uma ave de hábitos noturnos. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno vôo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.

É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. Costuma ficar estático, não se assustando facilmente. Alcança até 37 centímetros fora a cauda. Não é uma espécie acostumada ao convívio urbano.

Fonte: O Regional

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com