EnglishEspañolPortuguês

Conseguem resgatar milhares de tartarugas arrau na Venezuela

19 de março de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
O Ministério do Ambiente da Venezuela conseguiu o resgate nos últimos 10 anos de 576 mil exemplares da tartaruga arrau (Podocnemis expansa), como parte de suas políticas de preservação do meio natural.

A reserva de Fauna Silvestre na Zona Protetora do Orinoco médio, serve de espaço para o cuidado e proteção desta espécie, destaca hoje uma nota de imprensa do Ministério. Assinala o texto que desse grupo, 352 mil 420 foram levantadas do cativeiro por um ano, com o objeto de reforçar suas populações naturais.

Durante 2010, conseguiu-se resgatar 49 mil 590 exemplares da arrau, em um dos maiores esforços de criação e libertação de uma espécie ameaçada. Assim consegue-se diminuir a caça e saque de ninhos devido às ações de manejo, educação ambiental e participação comunitária, do programa que adianta o Ministério de Ambiente.

Produtores privados, instituições nacionais, governos locais, fundações e as comunidades da zona de influência somaram-se à criação desta espécie, a qual se espalhou geograficamente,desde 2005.

Sobre a base dessa experiência incluíram-se outras espécies de tartarugas ameaçadas, tais como a terecay (Podocnemis unifilis), chipiro (Podocnemis erytrocephala), morrocoy (Chelonoidis carbonaria), matamata (Chelus fimbriatus) e galápago (Podocnemis vogli).

A tortuga arrau é natural da América do Sul e sua distribuição abrange parte das bacias do Orinoco e do Amazonas.
Os jaguares e certos gafanhotos figuram entre os principais inimigos desse animal, mas o maior depredador é o homem.

Fonte: Prensa Latina

Você viu?

Ir para o topo