EnglishEspañolPortuguês

Inquérito apura agressão a cavalo da Polícia Militar

23 de dezembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Uma voluntária de equoterapia faz denúncia ao órgão com apoio de uma ONG de Cotia

(Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

A Delegacia de Proteção aos Animais de Ribeirão Preto instaurou um inquérito para apurar denúncia de maus-tratos a cavalos praticados pela Polícia Militar. A denúncia foi feita por uma voluntária do programa de equoterapia, que diz ter presenciado, dentre outras coisas, violência contra um animal que resistiu ao uso de ferradura.

A denúncia foi feita à Polícia Civil por intermédio da ONG Rancho dos Gnomos, de Cotia (SP), que defende direitos dos animais. A Polícia Militar nega as agressões.

Segundo Silvia Pompeu, fundadora da ONG, a testemunha, que preferiu não dar entrevista, escreveu um e-mail no qual relata que as agressões foram praticadas na presença de alunos, professores e de pedreiros de uma obra.

Ela ainda conta que chegou a discutir com um policial depois de ver o cavalo apanhar de correia e que os policiais decidiram deixar o animal três dias sem comida para que ficasse fraco e não resistisse mais ao uso da ferradura.

Os relatos também apontam que a violência é corriqueira com os animais da cavalaria e que os policiais não teriam, na avaliação dela, preparo para o manejo dos animais. Os cavalos também dariam sinais de estresse por ficarem presos em cocheiras muito pequenas.

“Nós pedimos a averiguação. O animal é sempre a solução para achar drogas, ajudar nos resgates, para projetos como o da equoterapia, mas é desprezado, explorado, maltratado e a sociedade precisa saber disso”, disse Silvia.

Depoimentos

O delegado Norberto Bocamino afirmou nesta quarta-feira (22) que mandou ofício à Polícia Militar para que apresente a lista dos policiais que trabalhavam na cavalaria no dia em que a agressão ocorreu, no início de dezembro. De acordo com ele, o animal não passará por exames. O delegado disse ainda que vai convocar a testemunha para depor nos próximos dias.

“Para configurar maus-tratos, basta o depoimento de uma testemunha.”

ONG mobiliza leitores a cobrar investigação

A denúncia de maus-tratos a cavalos pela Polícia Militar em Ribeirão Preto mobilizou a sociedade civil organizada. A ONG Rancho dos Gnomos publicou em site uma nota sobre o problema e pediu para que as pessoas cobrassem apuração. Até o final da tarde de ontem mais de cem e-mails foram enviados para vários veículos de comunicação e para o delegado que cuida do caso.

“Pedimos a mobilização porque acreditamos no poder da imprensa”, disse Silvia Pompeu, da ONG.

O delegado Norberto Bocamino, que cuida do caso, disse que o inquérito havia sido instaurado antes das manifestações, mas que a participação é importante.

Fonte: Jornal A Cidade

Você viu?

Ir para o topo