EnglishEspañolPortuguês

Cerca de 100 golfinhos apareceram em praia de Cabo Verde

21 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Cerca de cem golfinhos apareceram esta semana na costa na ilha da Boavista, em Cabo Verde, tendo sido devolvidos ao mar com ajuda da população pelo menos metade, enquanto os restantes acabaram por morrer. 

Segundo o delegado marítimo da ilha da Boavista, Nadir Delgado, as tentativas das autoridades e da população permitiram salvar pelo menos cerca de 50 golfinhos, enquanto outros 43 apareceram mortos na praia de Estoril, em Sal-Rei, e mais dez no ilhéu homônimo que se encontra em frente à “capital” da ilha.  

“O pessoal tentou encaminhá-los para o mar. Mas, na manhã do dia seguinte, havia 43 golfinhos arrojados na Praia de Estoril, e no ilhéu de Sal-Rei outros 10. As informações que temos é que alguns se fizeram ao mar, mas não sabemos quantos conseguiram se salvar”, explicou.   

O responsável marítimo afirmou que os animais apresentavam vários ferimentos, sendo que as autoridades marítimas ainda não encontraram explicação nem para os ferimentos e nem para o seu aparecimento na costa.  

Essa é a terceira vez que uma grande quantidade de golfinhos dá à costa na ilha da Boavista, após os episódios sucedidos em 2003 e 2007.  

Já este ano, em meados de junho, algumas praias das ilhas de Santiago e Sal viram morrer cerca de uma centena de baleias-piloto .

Alguns dos cetáceos chegaram vivos à praia do Coqueiro, no Concelho de Santa Cruz (interior de Santiago), tendo morrido depois, perante a impotência de quem os tentou devolver ao mar. 

Fonte: Angop

Você viu?

Ir para o topo