EnglishEspañolPortuguês

Peixe-drácula e pássaro careca estão entre 145 novas espécies descobertas na Ásia

6 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Animais foram descobertos em 2009; região do rio Mekong seria uma das mais ricas em biodiversidade no mundo.

Um peixe com dentes de vampiro, um peixe que soa como um grilo e uma planta carnívora de sete metros de altura estão entre as novas espécies descobertas em 2009 na região do Grande Mekong, segundo o grupo ambientalista WWF.

Isso significa que a cada semana são encontradas, em média, três novas espécies na região, que abrange Camboja, Laos, Mianmar, Tailândia, Vietnã e uma província no sul da China.

“Este ritmo de descoberta é simplesmente impressionante em tempos modernos”, disse o diretor de preservação da WWF no Mekong, Stuart Chapman.

“A cada ano, o número de novas espécies sobe e, com ele, cresce também a responsabilidade de garantir que essa biodiversidade única seja preservada.”

Animais diferentes

O peixe-drácula (Danionella dracula), descoberto em um pequeno rio de Mianmar, mede até 1,7 centímetro e tem dentes que lembram os de um vampiro.

Peixe-drácula (Foto: Reprodução/Fun-on)

Já a planta carnívora Nepenthes bokorensis, encontrada no sul do Camboja, pode chegar até sete metros de altura e tem bolsas que prendem formigas e outros insetos.

Entre as espécies descobertas no ano passado estão ainda o único pássaro careca do continente e um peixe que usa sucção para se segurar a pedras enquanto nada contra a corrente.

O relatório da WWF diz que estas descobertas chamam atenção para a incrível biodiversidade da região do Mekong, mas também revelam a fragilidade dos diversos habitats locais.

Pássaro-careca (Foto: AFP)

É na região do Mekong que vivem diversas espécies selvagens ameaçadas de extinção, como tigres, o elefante asiático e o boto do Mekong.

“Precisamos proteger uma das maiores coleções de tesouros do mundo”, disse Chapman.

Fonte: Estadão

Você viu?

Ir para o topo