EnglishEspañolPortuguês

Fórum de Bem-Estar Animal reúne especialistas conceituados

26 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O Teatro Municipal de Nova Friburgo ficou movimentado ontem, dia 25. Tudo por conta da 2ª edição do Fórum de Bem-Estar Animal, que trouxe à cidade renomados especialistas no assunto, para falar sobre Direitos dos Animais e a importância de protegê-los. O encontro reuniu cerca de 300 participantes de 11 municípios do estado, entre ativistas de ONGs e entidades, além de ambientalistas e interessados no assunto.

A abertura ficou a cargo do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Ivison Soares Macedo, que demonstrou total apoio ao evento. Em seguida, foi a vez do secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy, discursar sobre a importância do fórum.

A programação teve início com a palestra do ativista Maurício Varallo, que falou sobre o tema “Olhar Animal – Adoção e Consciência”, apresentando o site “Olhar Animal” aos protetores da região e convidando-os a participar do projeto de promoção de adoção. Em seguida, foi anunciada a parceria da Prefeitura de Nova Friburgo, através da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, com o site, para centralizar as ações de incentivo à adoção de animais na cidade. A segunda palestra ficou a cargo do promotor de justiça de São José dos Campos (SP), Laerte Fernando Levai, que discursou sobre o tema “O Direito dos animais – Uma visão biocêntrica”. À tarde foi a vez do biólogo Sérgio Greiff, autor de diversos artigos referentes à nutrição vegetariana, consultor em ações civis públicas e membro fundador da Sociedade Vegana. Ele ministrou palestra sobre os métodos substitutivos à experimentação animal.

Oração marcou o encerramento

O evento foi fechado pela ativista Nina Rosa Jacob, fundadora e presidente do Instituto que leva seu nome e que há dez anos promove conhecimentos sobre defesa animal, consumo sem crueldade e vegetarianismo. Ela apresentou palestra intitulada “Compromisso com a Vida”. Ao fim das palestras, o público pode fazer perguntas aos convidados.

O fórum foi mais uma ação da Coordenadoria de Bem-Estar Animal em prol do respeito aos animais e pelo fim das incidências de crueldade com esses seres. No encerramento, os participantes fizeram uma oração do Núcleo Crer Sendo, tratando da importância do amor aos animais. O evento teve patrocínio da EBMA e do Centro de Educação Ambiental e contou com apoio da Prefeitura de Nova Friburgo e Groove Propaganda. A organização ficou a cargo de Carla Freire, titular da coordenadoria.

Vale destacar que o evento reuniu participantes não só de Nova Friburgo, mas de vários municípios do estado, como Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Macaé, Rio das Ostras, Guapimirim, Itaboraí, Seropédica, Bom Jardim e Trajano de Morais. ONGs como EstimAção, Oito Vidas, Pro Animal, Gentileza Vegana, Suípa, Instituto Casa do Pau Brasil, Associação e Movimento dos Protetores de Animais de Rio das Ostras e Associação Bicho da Mata, de Nova Xavantina (MT), representada por Aparecida Negreiros, entre outras não cadastradas, também prestigiaram o evento. Também marcou presença no evento a ativista Lucy Viens, da cidade de North Port, Flórida (EUA).

Fonte: A Voz da Serra

Você viu?

Ir para o topo