Artistas e intelectuais se unem em manifesto contra festival taurino na Espanha

Por Raquel Soldera (da Redação)

Mais de 400 intelectuais espanhóis do mundo da arte, da cultura, dos negócios, do ensino, da veterinária e da proteção dos animais se uniram contra o festival sádico e cruel Toro de la Vega, pedindo a sua abolição por meio da campanha “Mais de 400 assinaturas contra o Toro de la Vega”.

Segundo informações divulgadas no site da organização espanhola em defesa dos animais AnimaNaturalis, todos os anos, na segunda terça-feira do mês de setembro, em Tordesilhas, um município da província de Valladolid, na Espanha, um touro é perseguido a cavalo e a pé por centenas de pessoas, que o atingem com lanças até a sua morte.

Toro de la Vega (Foto: Sharkonline.org)

“Nós, signatários, rejeitamos que na Espanha se entenda como cultura a humilhação e a tortura de um ser vivo, que se chame de arte um derramamento de sangue”, começa a carta, que ressalta a crueldade desta celebração e continua: “Apoiamos este manifesto, como artistas e intelectuais da literatura, da música, da dança e do pensamento em geral, mas, sobretudo, como seres humanos, capazes de se envergonhar da barbaridade por parte de alguns membros da espécie a que pertencemos”.

“O Toro de la Vega representa apenas uma tortura pública, assim como os demais entretenimentos com touros na Espanha e em outros países latino americanos. Exigimos a abolição de tais aberrações, que nos recusamos a ser cúmplices de um amanhã que se horrorizará com a crueldade de alguns ante o silêncio de tantos”, concluíram os signatários deste movimento, que surgiu por iniciativa de um ativista defensor dos direitos dos animais, Julio Ortega Fraile, e do poeta e dramaturgo Ángel Padilla.

Manifestação contra o Toro de la Vega (Foto: AnimaNaturalis)

Mais de trezentas pessoas participaram de uma manifestação no último domingo, 12, em Valladolid, contra o festival, e marcharam pela cidade até concentrarem-se na Delegação Provincial da Junta de Castilla y León, que foi criticada pelo apoio dado a este festival declarado como Bem de Interesse Cultural.

Assista ao vídeo da campanha “Mais de 400 assinaturas contra o Toro de la Vega”, em espanhol:

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com