Queimadas no norte do RS atingem gravemente os animais

Centenas de focos de queimadas em cidades como Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Gramado, Canela, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Bom Jesus e Jaquirana foram constatados na tarde de ontem durante sobrevoo realizado pelo Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM). A prática é proibida no Rio Grande do Sul, mas ainda adotada em larga escala pelos proprietários rurais para renovação de pastagens após o período de geadas, entre agosto e setembro.

Conforme o comandante do CABM, coronel Jorge Luiz Agostini, praticamente toda a metade norte do Estado está tomada pelas queimadas. “Na região dos Aparados da Serra, a fumaça é tão espessa que tivemos que refazer o trajeto do voo.”

O Código Florestal Estadual e a Lei Federal dos Crimes Ambientais proíbe as queimadas, responsabilizando o proprietário da terra. O problema, explica Agostini, é grave e destrói a fauna e a flora da região, pois os animais, quando não são mortos pela ação do fogo, acabam perecendo intoxicados pela fumaça. Uma das espécies mais afetadas é o quero-quero, que faz ninhos no chão e é a ave símbolo do Rio Grande do Sul. “Encontramos de tudo. Cobras, lagartos, tamanduás, tatus, diversas espécies de aves como perdigão e quero-quero. Quando a queimada é em círculos é ainda pior porque eles não têm para onde fugir.”

Além de dizimar a fauna, destruir florestas e reduzir grandes extensões de terra à vegetação rasteira, as queimadas comprometem a qualidade do ar das cidades da região.

Fonte: Gazeta do Sul
 
 

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com