EnglishEspañolPortuguês

Estudo mostra que macacos consolam uns aos outros após conflitos

18 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Um estudo da Universidade de Florença, mostrou que macacos que se envolvem em brigas buscam consolo com outros de sua espécie após o conflito.

Os pesquisadores avaliaram dois grupos da espécie Macaca tonkeana e viram que os animais tinham mais chances de procurar consolo e carinho entre os membros de seu grupo após lutarem, morderem e perseguirem outro macaco do que em situações normais.

Os macacos de um dos grupos estudado buscavam o apoio de seus pares três vezes mais quando brigavam do que no resto do tempo. No outro grupo, este número subiu para sete vezes mais. O cientistas perceberam que os animais, ao sairem agitados do conflito, sentavam próximos de sua plateia de primatas, aconchegavam-se, e até brincavam com os outros que observavam a luta.

Segundo a pesquisadora Ariana de Marco, líder do estudo citado pela NewScientist, os macacos consolam uns aos outros como uma maneira de buscar proteção. Eles reduzem a tensão do “briguento” para que a violência resultante da disputa não seja refletida contra o próprio grupo.

Fonte: Galileu

Você viu?

Ir para o topo