População de baleias jubarte cresce 7% ao ano no litoral baiano

Um crescimento de 7% ao ano na população de baleias jubarte é o principal resultado de oito anos de monitoramento do mamífero feito pelo Instituto Baleia Jubarte (IBJ), que atua no Banco dos Abrolhos, localizado na costa litorânea do sul da Bahia, a principal zona de reprodução e acasalamento.

Cerca de nove mil baleias jubarte são a  população estimada do mamífero na costa brasileira hoje. Elas podem ser vistas em todo o litoral, sendo que se concentram mais entre a costa dos estados do Espírito Santo e da Bahia, onde o Banco de Abrolhos é o principal local onde elas podem ser vistas durante os meses de julho a novembro, época de reprodução e acasalamento.

A caça às jubarte no Brasil é proibida desde 1986, sendo que nos outros continentes isso ocorreu 20 anos antes. Durante uma monitoração  na semana passada, o IBJ catalogou 12 indivíduos de sete grupos.

Riscos

No Banco de Abrolhos, a presença de uma barcaça traz o risco de atropelamento de baleias. Desde 2002, a empresa Veracel Celulose S.A., que é a dona dos eucaliptos transportados na embarcação, contrata o IBJ para realizar monitoramento anual. Esse estudo faz parte da condicionante de operação do porto, determinada pelo Ibama.

Até o momento, informa o biólogo Leonardo Wedekin, não foi confirmado atropelamento pela barcaça. “Já encontramos baleias com vários sinais de atropelamento por embarcação de grande porte, mas não podemos confirmar o tipo. Já vimos só a cabeça de uma baleia chegar à praia”.

Fonte: A Tarde

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com