EnglishEspañolPortuguês

Peças artesanais e livro infantil alertam para risco de extinção de animais

14 de agosto de 2010
6 min. de leitura
A-
A+

Animais como biguá, capivara, cisne de pescoço preto, graxaim, jacaré-de-papo-amarelo, quero-quero, tachã, entre outras espécies, podem ser vistos além das fronteiras gaúchas da Reserva Ecológica do Taim. As espécies de animais silvestres estão em criativas peças artesanais do projeto Bichos do Mar de Dentro, que serão apresentadas de 12  15 de agosto, durante a 18ª Paralela Gift, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Além da nova coleção, o livro ilustrado e história infantil em áudio Aventura no Mar de Dentro será lançado dia 14 de agosto, com sessão de autógrafos às 15h, no estande do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na feira. De autoria da escritora Maria Emília Kubrusly e ilustrado por Lui Lo Pumo, o livro integra as ações do Projeto Bichos do Mar de Dentro, criado em 2006 pelo Sebrae, e que este ano recebeu o aporte de R$ 200 mil, via Lei Rouanet, em recursos do Instituto Votorantim por meio da Fibria.

(Foto: Reprodução/ Bichos do Mar de Dentro)

A aventura criada pela escritora carioca acontece na região da Costa Doce, chamado Mar de Dentro, e que se estende de Guaíba ao Chuí, no Rio Grande do Sul, constituindo o maior complexo lagunar do mundo, formado pela Laguna dos Patos, Lagoa Mirim e Mangueira. A história começa quando a menina Irene vai visitar a avó em São Lourenço do Sul. Nesta viagem, ela descobre um novo mundo e se envolve na defesa de bichos da região, ameaçados de extinção pelos caçadores. O primeiro livro infantil de Maria Emília levou apenas um mês para ser escrito. “Escrevi de uma vez, a história fluiu como se já estivesse pronta na minha cabeça”, conta. Ela, que já tinha no currículo a experiência de roteiros de quadrinhos para uma editora do Rio de Janeiro, diz que ficou fascinada pela experiência. Além da história, é dela o roteiro de áudio, gravado sob a coordenação do maestro Sérgio Sisto, da Sociedade Pelotense Música pela Música. Com leitura fácil e envolvente, a obra acompanha um CD de áudio com conteúdo interativo, tendo como foco principal o público infanto-juvenil. “O viés da história é o estímulo à preservação ambiental”, ressalta a gestora do projeto pelo Sebrae, Jussara Argoud.

No áudio, com duração de 26 minutos, as vozes dos personagens são em grande parte dos artesãos que participam do projeto Bichos do Mar de Dentro. As gravações foram feitas durante a semana de qualificação e musicalização que o grupo participou em março, na cidade de Pelotas. “Eles já são bastante criativos, o trabalho foi só dar algumas asas a imaginação que já existia”, resumiu o maestro. A trilha do CD foi criada pelo professor de violão e harmonia no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Guilherme Tavares.

A fábula no Mar de Dentro ganhou cores através do traço de Lui Lo Pumo, que buscou inspiração exatamente no público leitor, as crianças. Ela conta que para criação das ilustrações que fazem parte do Caderno da Irene, por exemplo, contou com o auxilio dos pequenos. “Pedi para crianças de sete a dez anos desenharem os bichos e fiz uma tradução”, diz. Ela explica que mergulha na história e deixa espaço para o leitor imaginar as cenas. “Gosto de soltar personagens, alternando com ilustração de uma cena significativa”, explica.

Livro/CD

Nos extras do CD constam informações do projeto, fotos das oficinas de criação e dos produtos do Bichos do Mar de Dentro. A tiragem é de três mil livros, que não serão comercializados. A distribuição será feita aos municípios que integram o projeto, bibliotecas e nas feiras onde os produtos artesanais serão apresentados.

O projeto

Em 2010 o projeto Bichos do Mar de Dentro reuniu 56 artesãos dos municípios de Camaquã, Rio Grande, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul, São José do Norte e Arroio Grande para desenvolverem as peças da nova coleção. Utilizando técnicas como costura, bordado, crochê, tapeçaria, estamparia, biscuit e cerâmica, os produtos ganham diversas formas como objetos de decoração de casa e escritório, objetos de uso pessoal, jogos e brinquedos. “Desta forma nossos produtos colocam em evidência a beleza e a importância destas criaturas silvestres que hoje dependem da proteção humana, para compensar tempos de caça, pesca e destruição de seu habitat”, avalia o artesão Carlos Neuztling. Depois de uma imersão criativa liderada pelo designer carioca, Renato Imbroisi e sua equipe, surgiram as novas peças da coleção, que são apresentadas durante a 18ª Paralela Gift.

Em mais de 200 tipos diferentes de peças, as 26 espécies de animais silvestres que vivem na região da Costa Doce agora ganharam o mundo. O projeto, criado em 2006 pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), recebeu via Lei Rouanet, o aporte de R$ 200 mil em recursos do Instituto Votorantim, através da Fibria. O cronograma de ações se estende até janeiro de 2011 e contempla desde a criação de novos produtos da coleção, participação em feiras, até o lançamento do livro infantil educativo, voltado ao público jovem. Renato Imbroisi, que há seis anos se divide entre projetos no Brasil e na África, conta que as novas peças carregam a identificação dos bichos que estão presentes na história criada por Maria Emília Kubrusly. “Acompanhei o Bichos desde o seu nascimento e tenho muito carinho por este projeto”, declarou Renato.

A equipe do projeto é formada por uma gama de profissionais qualificados, que vão desde fotógrafos, ilustradoras, designer, consultores na área ambiental, entre outros, coordenados pela Lahtu Sensu Administração Cultural. O resultado deverá impulsionar ainda mais o projeto Bichos do Mar de Dentro, reafirmando porque artesanato tem a arte no nome.

Bichos

Conheça os 26 os animais que fazem parte da coleção, todos sob risco se não forem preservados: biguá, capivara, cisne-de-pescoço-preto, corujado-campo, gambá-de-orelha-branca, garça-branca-grande, graxaim, jacaré-de-papo-amarelo, jararaca-da-praia, quero-quero, ratão-do-banhado, tachã, borboleta-tropical azul, borboleta-tropical-preta, cardeal, noivinha-de-rabo-preto, mão-pelada, tatu-crioulo, tamanduá-mirim, zorrilho, peixe-anual, rã-macaco, tartaruga tigre-d’água, ema, saíra de-sete-cores, gato-do-mato-grande.

Localização

A Reserva Ecológica do Taim tem uma área de 11 mil hectares, onde se encontram aves de toda a América, de Norte a Sul, e por onde passam várias espécies de animais migratórios da Patagônia.

Site

Site do Projeto Bichos do Mar de Dentro
http://www.bichosmardedentro.com.br/

Serviço

Lançamento da coleção Bichos do Mar de Dentro na 18ª Paralela Gift
De 12  15 de agosto, no Shopping Iguatemi, em São Paulo

Lançamento do livro ilustrado e história infantil em áudio Aventura no Mar de Dentro, de Maria Emília Kubrusly com ilustrações de Lui Lo Pumo
Às 15h do dia 14 de agosto (sábado) no estande do Sebrae na 18ª Paralela Gift

Fonte: e-Cult

Você viu?

Ir para o topo