Ave rara nidifica na ilha de Santa Maria, Açores

           

Uma espécie de ave costeira, americana rara, nidificou, em maio, pela primeira vez nos Açores e na Europa, anunciou hoje a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Segundo a SPEA, a nidificação do borrelho-de-coleira-dupla (Charadrius vociferus) foi descoberta e acompanhada por Alan Vittery, um observador de aves de Santa Maria, que viu um casal de adultos da espécie e duas aves juvenis.

“Este registro de nidificação é o primeiro verificado para a Europa, embora esta espécie tenha sido observada nos Açores esporadicamente nos últimos anos, principalmente no inverno”, adianta uma nota da SPEA.

De acordo com o site www.birdingazores.com, “existem 18 observações desta espécie no arquipélago, metade registradas nos últimos 10 anos, mas nunca se tinha comprovado a sua reprodução”.

A SPEA adianta ainda que a nidificação da raridade americana em Santa Maria vai estar em destaque da edição de julho da Revista Birdwatch [1], uma publicação britânica da especialidade.

Para Luís Costa, diretor executivo da SPEA, o fato demonstra um dos valores dos Açores para a nidificação e estudo espécies, a frequente ocorrência de aves provenientes do continente americano.

Segundo a SPEA, a possibilidade de ver novas espécies de aves “traz todos os anos aos Açores um número cada vez maior de observadores”.

Fonte: Diário Digital


Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo