EnglishEspañolPortuguês

Mais uma vez TV Globo desrespeita os animais em reportagem

10 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Fernanda Franco  (da Redação)

Novamente, a Rede Globo refere-se em tom equivocado a uma triste realidade vivida pelos animais. De acordo com o jornal Bom Dia Rio, apresentado hoje (10) pela jornalista Ana Luiza Guimarães, muitos porcos têm sido vistos perambulando pelas ruas do bairro do Cubango, em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro e estão dando “grande dor de cabeça para os moradores “, além de representar uma “séria ameaça à saúde da população” (veja aqui o vídeo da reportagem desdenhosa exibida pela emissora).

A verdade, porém, é que esses animais são vítimas do descaso humano, enfrentando condições deprimentes nas ruas: sem alimento, abrigo e sozinhos, os porquinhos vagam pela cidade sem rumo, e muitos deles doentes.

triste imagem dos porcos revirando alimentos no lixo
Condição humilhante: porcos reviram lixo em busca de alimento (Reprodução/Bom Dia Rio)

Dá até medo de cobrar uma providência das autoridades, que certamente dariam aos pobres animais um destino ainda mais triste: a morte ou o confinamento para o consumo humano. Nada disso lhes conferiria uma vida digna.

Vistos por muitos moradores, assim como pela Rede Globo, preconceituosamente, como “ameaças à saúde pública”, os porquinhos precisam de algo que muitos seres humanos desconhecem, do alto de sua arrogância e egoísmo.  Esses animais merecem um espaço amplo em que possam ser acolhidos, com uma área verde, que preserve a sua liberdade e seus direitos fundamentais – sem intenções exploratórias ou utilitaristas. O encaminhamento mais justo para eles é a adoção por tutores responsáveis, que os respeitem como sujeitos de direito e que possuam condições para atender as suas necessidades. Em retribuição, os porquinhos nos ensinam sobre o afeto incondicional e enriquecem nossa jornada.

Você viu?

Ir para o topo