Derramamento de diesel ameaça fauna de reserva natural boliviana

           

Grupo de flamingos na Laguna Colorada. Foto:Luca Galuzzi

O derramamento de sete mil litros de diesel ameaça a vida animal na Reserva Natural de Fauna Andina Eduardo Avaroa, no departamento de Potosí (sul), na Bolívia, advertiram hoje fontes científicas.

O coordenador nacional do Programa de Investigação e Monitoramento Ambiental da Liga da Defesa do Meio Ambiente, Marco Octavio Ribera, confirmou o risco existente para a fauna da zona.

Ribera informou que em 2 de junho um caminhão cisterna que transladava 15 mil litros de diésel sofreu uma capotagem no caminho mais próximo a Laguna Colorada, no interior da reserva.

O ambientalista qualificou o fato como crítico, porque a lagoa é um lugar protegido pela Convenção Relativa às Umidades de Importância Internacional, especialmente como habitat de aves aquáticas.

Segundo o especialista, o impacto é duplamente negativo porque trata-se de um ecossistema extraordinariamente frágil, visitado por cerca de 30 mil turistas ao ano.

É uma zona semidesértica da Bolívia, onde a água vale ouro e onde qualquer corpo de água que se deteriora é tremendamente mais crítico que em outra parte do país, disse.

Ribera elogiou o acionar dos guardas ambientais do Serviço Nacional de Áreas Protegidas, que alertaram de maneira imediata sobre o desastre, e instou ao Estado a fazer prevalecer sua autoridade e sancionar à empresa responsável.

Fonte: Prensa Latina

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com