EnglishEspañolPortuguês

ONG que protege os gorilas-das-montanhas recruta guardas para remover armadilhas dos caçadores

15 de maio de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Fátima Chuecco  (da Redação)

Começaram a trabalhar recentemente, na República Democrática do Congo (RDC), 40 guardas recrutados da comunidade local e remunerados com doações feitas ao website do grupo que protege os gorilas-das-montanhas www.gorilla.cd.org . Eles receberão 30 dólares por mês e terão como missão destruir as armadilhas construídas por caçadores e agricultores na floresta do Parque Nacional de Virunga, habitat natural dos gorilas.

imagem dos guardas reunidos para proteger os gorilas das armadilhas
Guardas se reunem para destruir armadilhas (Foto: Divulgação)

Denominados HUGOS – Human & Gorilla Protection, esses homens estarão reforçando a Guarda Florestal do Parque que possui cerca de 500 soldados. Contratar um grupo especializado em remover armadilhas foi uma decisão tomada depois de um jovem gorila ter sido encontrado na floresta morto, em fevereiro, vítima de uma armadilha típica para prender antílopes (cuja caça também é ilegal). Alguns gorilas perdem mãos e dedos nessas armadilhas e também a vida. Gorilas jovens são mais curiosos e vulneráveis a esse perigo.

imagem dos guardas reunidos
Gorilas ainda são vítimas da caça (Foto: Divulgação)

Para que esse grupo permaneça em atividade é necessário que as pessoas continuem contribuindo financeiramente. Qualquer quantia pode ser muito útil, pois, na RDC a pobreza é imensa. Pessoas do mundo todo podem fazer doações acessando www.gorilla.cd.org onde também estão várias fotos, vídeos e notícias dos gorilas, muitas vezes contadas pelos próprios guardas.

imagem dos gorilinhas bebês
Gorilas bebês (Foto: Divulgação)

No início do ano, outra ação promovida pela ONG Gorilla.CD foi a transferência das gorilinhas Nedze e Ndakasi para o Senkwekwe Centre. O local onde estavam anteriormente era muito vulnerável à invasão de rebeldes e muito próximo dos conflitos. Ambas foram encontradas na floresta coladas aos corpos de suas mães mortas em 2007.

foto das gorilas Ndakasi e Ndeze
Ndakasi e Ndeze (Foto: Divulgação)

Elas cresceram na companhia de congoleses contratados para lhes darem carinho e educação, ensinando-as a se movimentarem nas árvores e escolherem alimentos da mata nativa. Os gorilas-das-montanhas são vegetarianos. O alimento mais próximo de carne que eles consomem é cupim. Jamais caçam. Sua dieta é feita principalmente de folhas e bambu. Assista o vídeo das duas gorilinhas em seu novo lar acessando aqui.

Você viu?

Ir para o topo